Benefícios comprovados do alho para a sua saúde

  • Conhecendo um pouco dos benefícios do alho
  • O consumo regular de alho protege o seu cérebro
  • O alho pode melhorar significativamente doenças inflamatórias

O alho que conhecemos e apreciamos na cozinha possui inúmeras propriedades medicinais. Hoje falaremos um pouco dos seus benefícios e dos nutrientes que o seu consumo proporciona ao nosso organismo.

Leia mais

Veja dicas de como abandonar maus hábitos

Como manter a saúde mental em tempos de pandemia

Conhecendo um pouco dos benefícios do alho para a nossa saúde

alho

O alho como conhecemos e utilizamos é o bulbo da planta. Na culinária é muito utilizado para condimentar, temperar e dar sabor as mais diversas preparações. Mas as suas funções vão muito além das culinárias sendo um excelente medicamento natural para enfermidades como infecções causadas por fungos e até mesmo a pressão alta.

Além destes benefícios são ricos em potássio, magnésio e cálcio que nutrem e muito bem o nosso organismo.

O cheiro característico do alho, apreciado por alguns e detestado por outros é produzido a partir das propriedades sulfurados, neste caso específico, pela alicina. A alicina é a responsável por dar o cheiro típico do alho como conhecemos.

A partir desta introdução vamos aos benefícios comprovados pela ciência? Você vai se surpreender e com certeza passará a olhá-lo com outros olhos.

Benefícios do alho: combate a proliferação de vírus e fungos

alho

Mencionamos o composto de alicina que dá ao alho o seu cheiro tão característico, mas ela possui propriedades medicinais importantes. É ela a responsável por combater o crescimento de bactérias e fungos em nosso organismo. Ainda reforçando a sua capacidade antimicrobiana, o alho auxilia na eliminação de toxinas que se não fossem eliminadas atuariam sobre a flora intestinal causando danos.

Por conta destas características é excelente no combate a infecções causadas por vermes.

Benefícios do alho: previne o câncer de cólon

alho

Novamente temos a ação da alicina aqui, mas desta vez em conjunto com outros compostos sulfurados, o alhoeno e aliina. Juntos estes compostos atuam como antioxidantes que previnem a proliferação de radicais livres em nosso corpo.

Em conjunto tanto a alicina, a aliina e o alhoeno desintoxicam o organismo todo. De modo a estar atuando na prevenção do câncer de cólon em seres humanos.

Viu? O alho tem mais benefícios do que você certamente imaginou, mas não para por aí, vamos a mais alguns benefícios do alho para você.

Manutenção da saúde cerebral

alho

Muito benefícios não é? Mas há inúmeros outros é um deles é a preservação da saúde mental e contribuição significativa no aprendizado e na memória, mantendo o seu cérebro ativo e saudável.

Esta característica é proporcionada pela alicina, enxofre e colina presentes.

Este alimento protege realmente o cérebro e diminui os danos cerebrais. Além disso, por conta da concentração de antioxidantes combatem a presença de radicais livres que estão ligados a patologias neurodegenerativas como o Alzheimer e a demência precoce.

Melhora a resposta imuno em casos de doenças inflamatórias

Por conta dos compostos sulfúricos similarmente a alicina, o alho proporciona a diminuição significativa da resposta do nosso organismo perante inflamações crônicas.

Podendo até mesmo ser utilizado como um auxiliar no tratamento reduzindo a dor do paciente.

Neste sentido, os benefícios são proporcionados por sua propriedade antioxidante que reduz a resposta do sistema imunológico diminuindo a inflamação crônica e patologias inflamatórias.

Benefícios do alho: um aliado para o tratamento de doenças do sistema respiratório

O alho tem certamente um forte impacto no tratamento de doenças respiratórias. Dentre elas podemos citar a bronquite, a tosse, a gripe, crises de asma e até mesmo ronco. Isso por conta de sua capacidade expectorante e anti-séptica que quando em nosso organismo estimulam inegavelmente as funções respiratórias melhorando os sintomas destes quadros tão desagradáveis.