Como manter a saúde mental em tempos de pandemia

  • Enfrentamos um inimigo invisível, o coronavírus
  • Evite o excesso de informação para manter a saúde mental
  • Use as tecnologias comunicacionais da melhor maneira possível

Se você está acostumada a acompanhar os telejornais e cada nova notícia sobre o Covid-19 (coronavírus), certamente deve estar enfrentando dificuldades de manter a saúde mental. Isso por conta do alto índice de contágio, número elevado de pessoas contaminadas e também de mortos pela doença que chegam para nós em atualizações constantes.

Leia mais

Cuide mais de você: Dicas para melhorar a sua autoestima

Isolamento social: como lidar com as crianças

Afinal há estratégias para manter a saúde de nossa cabeça neste momento? O que pode ser feito?

O isolamento como uma realidade e as consequências disso para a saúde mental

O isolamento social é uma medida eficaz que tem sido adotada como estratégia para combate ao coronavírus. Sem dúvida alguma viver sem o contato com outras pessoas afeta sistematicamente a saúde mental de qualquer indivíduo visto que somos seres sociáveis. Além de termos de enfrentar a falta de contato com outras pessoas, precisamos lidar com um inimigo invisível.

Não estamos enfrentando a 3ª Guerra Mundial, pelo menos não como teríamos imaginado se pensássemos nela. Mas estamos, o mundo inteiro, enfrentando um inimigo que nem mesmo se apresenta formalmente para o combate.

Um inimigo que está trazendo sérios problemas tanto na saúde pública quanto na economia que segue estagnada. Como se todo este cenário já não fosse o bastante para nossa cabeça suportar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países mais ansiosos. Neste período de isolamento então, como não fica a nossa saúde mental? Vamos ver algumas dicas de como se manter mentalmente saudável neste período.

Restrinja o acesso à informação para não prejudicar sua saúde mental

saúde mental

Onze anos atrás vivíamos a crise provocada pela H1N1. Apesar das graves consequências desencadeadas pela doença não tínhamos acesso à informação como temos agora. Segundo dados, em 2012 apenas catorze porcento da população possuía smartphone. Embora já existissem em 2009, sua influência não era nem perto do que vemos atualmente.

Hoje somos a sociedade da informação e temos mais de duzentos e trinta milhões de smartphones. Se você deseja manter a sua saúde mental durante este delicado período evite se informar excessivamente. Informação demais pode ser tão ruim quando não tê-la. Informe-se apenas o quão julgar necessário e nada de conferir o noticiário a cada cinco minutos.

Quer manter a saúde mental? Tenha uma rotina

saúde mental

Quem está fazendo home office tem uma oportunidade única de se proteger contra o coronavírus evitando saídas desnecessárias. Mas para que esta chance não se torne um problema é preciso que você tenha uma rotina de trabalho bem estabelecida e que você a siga rigorosamente. Por exemplo, mantenha um horário para acordar, fazer as suas refeições, trabalhar, e se possível exercitar-se em sua casa. Pode parecer bobagem em um primeiro momento, mas ter uma rotina mantêm a mente saudável e te auxilia a evitar a ansiedade e o desgaste físico e emocional do que estamos enfrentando.

Aproveite um pouco do tempo do seu dia para dedicar-se a atividades que você gosta e que lhe são prazerosas. Com toda certeza isso fará a diferença no longo prazo.

Use a tecnologia a seu favor

saúde mental

Comentamos que os smartphones estão muito presentes e que o acesso à informação demasiadamente é prejudicial, entretanto, se utilize sabiamente dos recursos disponíveis. Com a tecnologia que temos atualmente praticamente não existem barreiras na comunicação entre as pessoas. Pensando nisso, aproveite-as para se aproximar de pessoas que você gosta e ama. Imagina quão pior poderia ser o isolamento social se não tivéssemos estas ferramentas ao nosso lado, nos auxiliando a matar a saudade de quem amamos?

Aproveite a facilidade proporcionada por estas plataformas e transforme o isolamento em algo melhor para você, seus familiares e amigos.