Veja dicas de como abandonar maus hábitos

  • Quanto tempo leva para abandonar um mau hábito?
  • Reduzir maus hábitos possui efeitos positivos
  • O poder da substituição de hábitos ruins por hábitos melhores

Todos nós temos hábitos dos quais não nos orgulhamos. São os chamados maus hábitos que além de não serem motivos de orgulho ainda podem trazer muita dor de cabeça. Mas como, afinal, abandonar velhos e maus hábitos e adotar um estilo de vida melhor e mais saudável? É isso o que vamos descobrir hoje.

Leia mais

Emagrecimento saudável: dicas para alcança-lo sem sofrimento

Bem-estar: Seja otimista e viva mais e melhor

Os maus hábitos são atitudes prejudiciais

Os maus hábitos são comportamentos que todos nós temos. São atitudes que igualmente sabemos que deveríamos parar, mas entre precisarmos parar até de fato pararmos mesmo, existe um longo caminho. Um longo e árduo caminho.

Pensando em como acabar com estes comportamentos que são prejudiciais, reunimos aqui algumas dicas que auxiliarão você. Deixando estes hábitos de uma vez por todas.

De acordo com uma pesquisa realizada por uma universidade norte-americana, cerca de quarenta porcento de tudo o que fazemos em nosso dia a dia é resultado dos nossos hábitos e que não são realmente decisões tomadas conscientemente por nós. Segundo este mesmo estudo, vivemos boa parte de nosso dia sendo conduzidos por nossos costumes e comportamentos pré-estabelecidos.

Se você acha que isso não é algo ruim, olhe para si mesma. Quanto do que você fez hoje foram atitudes boas e positivas para o seu corpo e a sua mente? A partir desta resposta você verá que há alguns hábitos que seria interessante você abandonar e nós vamos te ajudar.

Comece devagar, um mau hábito por vez

maus hábitos

Quando nos damos conta dos maus hábitos que possuímos, podemos pensar em acabar com todos eles de uma vez. Mas pense, quanto tempo faz que você tem este comportamento? Não vai ser possível nem mesmo agradável mudar radicalmente de uma hora para outra. Além disso, não podemos ignorar que será extremamente difícil. Para que você abandone maus hábitos de maneira definitiva é preciso que você se dedique a vencer este hábito e isso leva tempo.

O tempo que recomendamos para que você mude um hábito ruim é de aproximadamente um mês. Passado este período você dificilmente voltará ao mau hábito de antes.

A redução de maus hábitos já é um bom começo

maus hábitos

Muitas pessoas se tornam resistentes quando confrontadas com a necessidade de abandonarem um hábito de muito tempo. Um bom exemplo disso é o caso dos fumantes. Você não vai conseguir convencer rapidamente um fumante a abandonar este hábito. Isso acontece por conta do vício em nicotina. Os maus hábitos muitas vezes são verdadeiros vícios e os seus portadores acabam resistentes quanto abandoná-los.

Um passo importante para abandonar maus hábitos é diminui-los progressivamente. Se você acha difícil parar de fumar, que tal diminuir a quantidade de cigarros fumados em um dia? Se ainda assim você acha impossível diminuir mesmo que um pouco o número de cigarros, o que acha de estabilizar o consumo? Parece algo mais fácil, próximo do possível. Com outros maus hábitos a premissa é a mesma, diminuir ou estabilizar a intensidade deste comportamento até conseguir gradativamente contê-lo. E acredite, você será capaz de contê-lo.

Substituir maus hábitos pode ser uma boa alternativa

maus hábitos

Uma boa maneira de acabar com um mau hábito é substitui-lo por um hábito mais saudável. Se você tem o hábito de sempre querer uma sobremesa após o almoço, tente mascar um chiclete de menta sem açúcar. O desejo certamente continuará lá, mas você lentamente passará a contorná-lo, desviando a sua atenção, o que com o passar do tempo fará com que este hábito desapareça. Entretanto, é preciso destacar que isso leva tempo e que é preciso que você tenha paciência consigo mesma. Como comentamos anteriormente, você não vai abandonar um hábito ruim de uma hora para outra. Isso leva tempo e é preciso que você respeite este tempo e as suas próprias limitações.