Vicio em açúcar: Dicas para acabar com a dependência

  • Vício em açúcar: dados chocantes sobre dependência e abstinência
  • Substituições para a dependência em açúcar
  • Mix de frutas secas pode ser opção de lanche durante desintoxicação de açúcar

Se você vive tentando fazer dieta, mas sempre acaba derrapando ao optar pela sobremesa após as refeições principais, você está no lugar certo. Nós vamos te ajudar a abandonar o vício em açúcar e a dizer não para aquele segundo docinho.  Ou ainda para aquela sobremesa que você sabe que vai colocar em risco a sua dieta, mas sempre acaba aceitando.

Leia mais

Labilidade emocional: saiba o que é, como diagnosticar e tratar

Como aproveitar da melhor forma o período da quarentena?

O vício em açúcar e dados chocantes sobre dependência e abstinência

Embora possa parecer exagero, de fato o açúcar pode viciar realmente. Segundo um estudo realizado pelo Journal of Psychoative em 2010, o açúcar produz em nosso cérebro endorfinas muito similares as produzidas com o consumo de algumas drogas. Felizmente os efeitos viciantes podem ser eliminados com apenas uma semana e nós vamos te ajudar com algumas dicas.

Estudos que analisam há muito tempo a toxicidade do açúcar em nosso organismo, demarcam o seu processo da seguinte forma: o desejo constante por aquele docinho em horas diferentes do dia.

Após o desejo marcado pela vontade ao longo do dia, vem a escalada do desejo para algo incontrolável, a dependência e por último a abstinência de açúcar que pode causar os mesmos sintomas que a abstinência de drogas pesadas. Sejam elas tanto substâncias lícitas quanto ilícitas.

Mas não se preocupe, separamos aqui algumas dicas para que você elimine o vício e diga adeus a essa prejudicial dependência.

Frutas e legumes crus contra o vício em açúcar

açúcar

Como é constituída a sua alimentação? Muitas embalagens e poucas cascas? Produtos industrializados são costumeiramente ricos em açúcar e causam em nosso corpo a tal dependência de que estamos falando. Desta maneira, é preciso que você invista em alimentos crus, frutas, verduras e legumes, preferencialmente orgânicos. Estes alimentos são ricos em açúcares naturais e carbono complexo. Quando em nosso organismo ambos atuam evitando que o cérebro emita tão rapidamente uma mensagem de falta de açúcar, levando ao consumo alimentar de uma nova fonte.

Sugerimos aqui o consumo de alimentos orgânicos porque além de muito mais saborosos são também mais saudáveis e sem a presença de compostos químicos presentes nos agrotóxicos.

Substitua doces por mel

açúcar

Se bater aquela vontade incontrolável de comer um doce e caso você esteja em seu processo de desintoxicação, consuma uma colher de mel. Ou ainda uma fatia de pão com mel. Parece estranho essa sugestão? Mas veja, o mel é um alimento extremamente nutritivo e com propriedades na regulação do apetite, além disso, ainda é antimicrobiano, deixando você longe do poder nocivo do açúcar.

Este consumo de mel fará com que a ansiedade por açúcar diminua e você evite aquele docinho. Sem contarmos a questão da quantidade de açúcar. Enquanto um sorvete de baunilha, por exemplo, (um copo regular) possui aproximadamente vinte e oito gramas de açúcar refinado, o mel por sua vez apresenta apenas quinze gramas de açúcar.

Para citarmos apenas alguns dos benefícios do mel, ele atua como calmante, antioxidante e igualmente como um fortalecedor natural do sistema imunológico.

Monte lanches saudáveis para controlar o vício

açúcar

Se você está tentando se livrar do vício será preciso cuidar dos lanches intermediários entre uma refeição e outra. Uma opção muito interessante seria um mix de castanhas e nozes com frutas secas. Além de muito nutritivo oferece bons níveis de proteínas e gorduras boas.

Vale ressaltar que além destes benefícios e de te manter longe do açúcar este mix é sacietogênico, ou seja, promove a saciedade por mais tempo. O que sabemos vai te fazer ter um tempo maior entre uma refeição e outra.