Isolamento social: como lidar com as crianças

  • Isolamento social e o convívio com as crianças
  • Saiba o que fazer para que as crianças não entrem em pânico
  • O que fazer quando se sentir cansada?

Estamos enfrentando a pandemia do Covid-19, o coronavírus. Como medida de segurança foi adotado em todo o país a quarentena. O isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde pegou todos nós de surpresa. Adultos em casa, adolescentes e crianças sem aula.

Leia mais

Como manter cabelos cacheados com dicas simples

Ora-pro-nóbis: conheça os benefícios desta planta

O isolamento nos forçou a nos acostumarmos com a nossa nova realidade. Para os pais este momento tem sido bem delicado. Vamos conversar um pouco sobre isso?

Isolamento social, coronavírus e as crianças

Com as crianças em casa, não para de chover na internet as mais diversas dúvidas sobre o que fazer com os pequenos. Além do que fazer também é comum vermos pais e responsáveis se questionando sobre como abordar o assunto coronavírus com as crianças. Afinal o que fazermos? Como podemos tornar o isolamento social menos incômodo para as nossas crianças e como abordar com eles este delicado assunto? É o que vamos descobrir no post de hoje.

Reunimos aqui as principais dúvidas de pais e responsáveis sobre o assunto.

Meu filho está em casa, o que posso fazer?

isolamento social

Com a suspensão das aulas, que foi uma medida de segurança adotada, muitos pais não sabem o que fazer com as crianças em casa. A melhor recomendação que podemos dar é não deixe que as crianças passem todo o tempo frente aos seus modernos aparatos tecnológicos.

A dica é fazer atividades prazerosas para você e também para a criançada. Você pode investir em filmes, na leitura de um livro, jogos, e brincadeiras lúdicas. A ideia é aproveitar a companhia dos filhos e da família. Tornando este momento delicado em algo melhor tanto para você quanto para os seus familiares. Nada de impor atividades ou brincadeiras, deixe as crianças com liberdade para escolher.

Na internet você encontra uma lista de jogos e brincadeiras para diferentes faixas etárias. Não indicamos neste momento que as crianças fiquem unicamente em frente ao smartphone e ao videogame ou computador.

Meu filho está assustado, o que eu posso fazer?

isolamento social

Com as matérias que estamos vendo nos veículos de comunicação é difícil alguém que não está assustado com este cenário de pandemia.

As crianças, assim como nós, tem acesso a uma grande quantidade de informação advinda da internet, dos noticiários e mais raramente por meio do rádio. Como a linguagem destes meios não é voltada para que a criança compreenda a mensagem, o que pode haver é que ela passe a criar fantasmas sobre a realidade. Neste momento os pais desempenham papel importantíssimo para evitar que a imaginação da criança crie um cenário ainda mais delicado quanto ao coronavírus. É crucial que os pais informem as crianças de modo que eles entendem a situação em que estamos sem a necessidade de medo ou pânico.

Tire todas as dúvidas e explique da maneira mais didática possível. E lembre-se: somos um exemplo para nossos filhos. Se você demonstra medo, receio ou preocupação excessiva eles tendem a absorver este sentimento.

O isolamento social cansa

isolamento social

É claro que o isolamento social cansa e pode nos deixar estressados em muitos momentos. Para as crianças então estes sentimentos podem chegar muito mais rapidamente. Eles sentem falta da escola, dos amigos e também dos locais que normalmente frequentavam.

Nos pequenos o sentimento de cansaço e frustração surpreendentemente pode se manifestar por meio de birras e brigas. O que pode tornar o ambiente um tanto quanto difícil. Neste caso vale a primeira dica quanto a buscar atividades prazerosas para todos vocês.

Este momento precisa ser afinal de união e cuidado. Não queira se lembrar do isolamento social como um período marcado por brigas constantes entre vocês.

Programe atividades em família para que todos possam se divertir e aproveitar da melhor maneira possível.