Bem-estar: Seja otimista e viva mais e melhor

  • Os efeitos de ser otimista
  • Estudos comprovam os benefícios
  • Sendo mais otimista no dia a dia

Pode até parecer um clichê de comercial televisivo: “Seja otimista e viva melhor”. Mas essa é a mais pura verdade, além de viver melhor se vive mais também.

Leia mais

Calistenia: conheça e comece a praticar hoje mesmo

Retenção de líquidos: veja dicas para acabar com o problema

Ficou curiosa? Venha com a gente e descubra como tornar a vida mais leve, saudável e melhor.

Otimistas vivem mais

otimista

Pessoas com pensamento negativo, ou pessimistas, com a mente ansiosa ou comportamentos neuróticos, possuem uma dificuldade acentuada em descartar informações que não são mais necessárias. Essa dificuldade faz com que estejam sempre sobrecarregadas e com o pensamento constante. Estas pessoas nunca estão em paz e a mente parece nunca descansar.

Como já imaginado e até mesmo esperado, para quem apresenta este comportamento, a vida se torna mais difícil e conturbada. Saber como controlar a mente e os seus pensamentos fazem a vida mais leve e com a capacidade de fluir melhor. Indiretamente há uma melhora significativa nas relações pessoais e no bem-estar geral da pessoa.

Você sabia que é possível, desta forma, tornar a mente mais calma, centrada e otimista, com comportamento e práticas simples? É o que vamos te mostrar.

Se você ainda não está convencida de que ser otimista traz mais vantagens do que o persistente pensamento negativo, estudos apontam que pessoas otimistas vivem em média sete anos mais do que pessoas com o pensamento negativo.

Entendendo o estudo e vivendo mais otimista

De acordo com os estudos que investigam a mente humana, o comportamento de quem mantém pensamentos positivos e a mente otimista, apresentaria efeitos significativos sobre quadros clínicos diversos.

Quem é mais otimista mesmo diante de doenças ou patologias atenuaria as chances de desenvolvimento de depressão e em alguns casos potencializaria o funcionamento do sistema imunológico. Outros benefícios também foram observados como melhor controle do peso, redução da pressão sanguínea e controle da presença de açúcar no sangue.

Não estamos falando aqui de negar os sentimentos negativos como medo e preocupação de maneira completa. Até porque este comportamento também não é saudável e pode fazer mal igualmente. Estamos aqui sugerindo olhar o lado bom de cada situação e não apenas o que de ruim acontece. De fato há pessoas que possuem uma tendência para o pensamento pessimista, entretanto é possível, com dicas e mudança de comportamento se tornar mais otimista. Separamos abaixo algumas atitudes que podem fazer a diferença.

Sendo mais otimista

otimista

Coloque um sorriso no rosto pela manhã e tente mantê-lo ao longo do seu dia. Se algo vier a abalar o seu sorriso tente sempre ver o lado bom do que está ainda para acontecer em seu dia ou do que já aconteceu. Fatos desagradáveis e muitas vezes estressantes sem dúvida alguma acabarão por acontecer, mas lembre-se sempre de pensar nas coisas boas da mesma forma que pensa nas coisas ruins. Não desperdice a sua energia apenas com os eventos negativos e o que de ruim aconteceu ou está para acontecer.

Agradeça constantemente, lembre-se de agradecer. Agradecer não tem a ver com acreditar ou não em um ser supremo e em suas diretrizes, mas em cultivar o pensamento positivo de gratidão para todas as boas coisas que acontecem em sua vida e em seu dia a dia.

Uma boa maneira de também manter o pensamento positivo diante dos problemas é estabelecer metas e prazos alcançáveis. Trabalhar com objetivos inalcançáveis apenas desgastam você física e emocionalmente, gerando ansiedade e estresse. Por isso estabeleça metas que você é capaz de cumprir e se sinta satisfeito com o seu progresso diário rumo a este objetivo maior.