Heróis da alimentação: conheça alimentos chaves da boa saúde

  • Heróis da alimentação podem fazer a diferença na busca pela qualidade de vida
  • Por que você deveria consumir mais lentilha do que você atualmente consome?
  • Banana é uma heroína da nossa alimentação

É mais que sabido que a boa saúde é resultado de uma mescla de alimentação saudável e a prática de atividades físicas regularmente. Por meio da alimentação saudável de maneira regrada é possível emagrecer, ganhar peso, massa muscular, simplesmente por meio do que estamos ingerimos. Para otimizar ainda mais os resultados que você objetiva, reunimos aqui uma pequena lista de heróis da alimentação.

Leia mais

Calistenia: conheça e comece a praticar hoje mesmo

Transtorno de ansiedade: sinais que você pode ter o problema

Alimentos que possuem propriedades tão benéficas para o nosso corpo que podemos chamá-los literalmente de verdadeiros heróis em nossa alimentação. Está pronta para conhecer estes super alimentos e um pouco de suas propriedades?

Heróis da alimentação: #abacate

heróis da alimentação

Um dos alimentos mais nutritivos que poderíamos colocar nesta lista sem dúvida alguma é o abacate. Extremamente nutritivo é uma excelente fonte de gorduras boas que auxiliam no controle da comilança matinal. Isso pela presença do ômega 3 que é abundante na fruta.

Além das gorduras boas presentes no abacate, ainda compõe a lista de nutrientes deste herói da alimentação a vitamina C, ferro, fósforo, manganês, cálcio e potássio (para citarmos apenas alguns). Dentre os seus principais benefícios está a sua capacidade de atuar sobre a hidratação de nossa pele e de nossos cabelos. Como se já não tivéssemos benefícios o bastante aqui, ainda auxilia na proteção do corpo contra a ação dos antioxidantes e promove a saúde dos dentes e das gengivas.

Heróis da alimentação: #chocolate

heróis da alimentação

Mas calma, nada daquelas grandes barras de chocolate ao leite ou ainda chocolate branco, pelo contrário. Aqui estamos a nos referir ao chocolate meio amargo com pelo menos cerca de setenta porcento de cacau em sua composição. Este chocolate auxilia na promoção da saciedade e no controle do apetite. Justamente pela alta concentração de polifenóis promove a sensação de saciedade, o que reduz significativamente a fome. Mas além de ser necessário o consumo do chocolate setenta por cento, é preciso que este consumo não ultrapasse até dois pequenos quadradinhos diariamente.

Dentre outros nutrientes presentes neste herói está uma considerável concentração de proteínas, fósforo, magnésio, ferro e fibras.

Lentilha, a sua dose extra de proteínas

heróis da alimentação

Principalmente os veganos reconhecem a contribuição que o consumo de lentilha traz em relação à ingestão recomendada diariamente de proteínas, mas este não é o seu único benefício. A lentilha auxilia no controle dos picos de açúcar no sangue que resulta em excesso de glicose. A glicose por sua vez, quando elevada, estimula o trabalho do pâncreas. Em linhas gerais o consumo de lentilha evitaria as chances de desenvolvimento do diabetes pela resistência a insulina.

Outros benefícios estão associados ao consumo de um destes heróis da alimentação, a lentilha, e eles são, aumento da ingestão diária de fósforo, potássio, magnésio, cálcio e vitaminas do complexo B.

Heróis da alimentação: dica especial para quem quer emagrecer

Se você quer emagrecer, um dos heróis da alimentação para você é a banana. A banana auxilia na promoção de um sono de qualidade e na redução dos níveis de estresse. Ambas as características que em desordem podem levar a um maior consumo de alimentos e consequentemente ao ganho de peso. O controle sobre os níveis de estresse e a promoção de boas noites de sono estão diretamente relacionadas a alta presença de vitamina B6 e fibras.

Além da B6, você pode encontrar magnésio, potássio e até proteínas no consumo da banana e o mais interessante é que estes nutrientes não se restringem apenas a fruta em si, mas também a sua casca. E por falarmos em aproveitamento de casca, há muito mais nutrientes na casca da banana do que propriamente em seu fruto. Isso certamente deveria te fazer olhar melhor para este super alimento que está tão comumente presente em nossas mesas diariamente.