Calistenia: conheça e comece a praticar hoje mesmo

  • Entendendo o que é calistenia
  • Treino progressivo e exercícios para iniciantes
  • Os benefícios da prática

Foi se o tempo em que treinar era sinônimo de ir diariamente à academia levantar pesos e anilhas. Hoje é possível se exercitar de maneira eficiente sem o uso de nenhum tipo de equipamento se não o peso do próprio corpo. Este método de treinamento recebe o nome de calistenia e hoje vamos conhecê-lo um pouco mais.

Preparada para suar a camisa sem equipamentos e no conforto da sua casa? Estas são as promessas do treino calistênico.

Leia mais

Transtorno de ansiedade: sinais que você pode ter o problema

Relacionamento tóxico: descubra se você está em um

Calistenia para iniciantes: entendendo o método

O treino calistênico consiste na utilização do peso do próprio corpo para se exercitar e promete definição muscular, queima de gorduras e ganho de força. É possível com este método trabalhar várias regiões do corpo dentre ombros, braços, pernas, costas e peito.

Para que você tenha uma ideia dos benefícios da prática, o treino calistênico foi considerado a quinta tendência fitness. Entre os benefícios citados por quem pratica está justamente a não necessidade de equipamentos e a facilidade com que o treino pode ser feito ao ar livre ou em qualquer lugar. Além de poder treinar em praças, quadras, ginásios, você pode se exercitar até mesmo do seu quarto.

Quem pode praticar?

calistenia

O treino calistênico não possui contraindicações, entretanto, é preciso que o seu praticante tenha liberação médica para praticar. Isso devido ao grande esforço físico que o treino demanda. Apesar de exigir do atleta muita força e condicionamento físico, o treino de calistenia é progressivo e se torna cada vez mais árduo com a evolução de quem o pratica. Mesmo que haja exercícios difíceis, como é o caso da bandeira humana ou da sustentação nas argolas, há exercícios mais leves. Exercícios estes voltados especialmente para quem está iniciando neste treinamento. Dentre os exercícios leves para iniciantes em calistenia temos as flexões, os agachamentos, a prancha, dentre inúmeros outros exercícios com diferentes graus de dificuldade que podem ser feitos por iniciantes.

Benefícios da calistenia para seus praticantes

calistenia

Um dos mais notórios benefícios da prática da calistenia sem dúvida é a possibilidade de poder treinar em qualquer lugar, sem nenhum equipamento. Mas este não é o seu único benefício. Por trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, o treino nesta modalidade resulta em um alto gasto calórico tanto durante a atividade quanto depois da mesma. Outro importante benefício que a prática traz é a queima de gordura de maneira acelerada reduzindo os seus níveis em nosso organismo.

O aumento da testosterona também é mais uma das vantagens dos praticantes da calistenia. Como sabemos a testosterona é excelente no quesito ganho de massa muscular e emagrecimento saudável.

Além de fortalecer os músculos a calistenia melhora a postura e a capacidade respiratória de seus praticantes.

Para se beneficiar dos ganhos proporcionados por este método de treinamento é preciso praticar pelo menos três vezes por semana. Mas lembre-se sempre de respeitar os limites do seu corpo e estar atento quanto a correta execução dos movimentos a fim de evitar acidentes e lesões.

Exercícios que você pode fazer em casa

calistenia

Dentre os exercícios que você pode fazer em casa temos a prancha abdominal e a prancha lateral. Ambas podem ser feitas em uma série curta de cerca de um minuto em cada posição repetindo-a por até três vezes. Além destas duas pranchas você também pode fazer a escalada, que é um exercício simples e consiste basicamente em uma pedalada no chão. Trabalha principalmente as pernas e o core, mas também exerce força sobre o abdômen.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Calistenia: conheça e comece a praticar hoje mesmo

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: