Transtorno de ansiedade: sinais que você pode ter o problema

  • Entendendo o transtorno de ansiedade
  • O primeiro indício do quadro de ansiedade
  • O que mais você está sentindo?

Quem sofre com ansiedade assegura que não é compreendido socialmente quando relata o problema. De fato, nem todos nós temos consciência de que a ansiedade é um problema sério e que quem sofre com o mesmo possui sintomas que causam muito sofrimento. Isso acontece porque muita gente acaba confundindo o fato de sentir-se ansioso às vezes, com o quadro clínico do transtorno de ansiedade.

Leia mais

Retenção de líquidos: veja dicas para acabar com o problema

Cancêr de pele: tudo o que você precisa saber sobre a doença

Transtorno de ansiedade para não ansiosos

O transtorno de ansiedade é bem diferente de sentir ansiedade às vezes. Sentir ansiedade diante de determinadas situações ou ocorrências e totalmente normal e faz parte da nossa condição humana. Ter ansiedade, de modo simplificado, é padecer de um sentimento de preocupação constante e exagerado sobre coisas as quais não é necessário tamanha dedicação mental e desgaste psicológico. Mas quem é ansioso e sofre com o transtorno não entende isso assim tão facilmente. É possível até mesmo que o indivíduo acometido com o problema apresente manifestações físicas reais relacionadas ao quadro ansioso. Dentre estes sintomas, temos a sudorese, a aceleração dos batimentos cardíacos, dentre outros muito comuns.

Para que você possa determinar se você mesma ou alguém de seu convívio está sofrendo com o transtorno de ansiedade, reunimos aqui alguns dos principais sintomas presentes neste quadro.

O primeiro indício…

O primeiro indício de que talvez você tenha o transtorno de ansiedade é quando o sentir-se ansioso se torna rotineiro. A ansiedade já não aparece apenas em determinadas situações de apreensão e nervosismo, mas está em todos os aspectos de sua vida, até nos mais simples. Este primeiro indício pode dizer muito se você possui ou não um quadro ansioso. Isso porque quem tem o transtorno de ansiedade está sempre ansioso. Mas este é apenas um dos indícios. Embora não haja apenas um tipo de transtorno de ansiedade, os sintomas são similares e ajudam na identificação inicial do problema.

Sintomas físicos do transtorno de ansiedade

transtorno de ansiedade

Outro indício de quem sobre com o transtorno ansioso é que as condições em que o indivíduo se sente ansioso não manifestam apenas sintomas psicológicos. Isso mesmo, os sintomas físicos também são muito comuns em que tem o problema. Dentre os sintomas físicos costumeiros em pacientes diagnosticados com o transtorno de ansiedade temos a inquietação, a aceleração dos batimentos cardíacos, dores musculares, fadiga, cãibras e até diarreia. O quadro ansioso pode afetar significativamente o funcionamento do sistema digestivo do indivíduo ocasionando quadros de diarreia.

Medo de tomar decisões erradas

transtorno de ansiedade

É claro que todos nós temos medo de tomar decisões erradas em nossa vida, mas para quem sofre com ansiedade este medo é desproporcional, irracional e muitas vezes paralisante. O pior de tudo isso é que quando acometido pela ansiedade o nosso senso de decisão fica severamente prejudicado de modo que as chances de uma decisão ruim são altíssimas, o que gera ainda mais sofrimento para o indivíduo. Quem tem o transtorno de ansiedade tem um medo perturbador de tomar uma decisão errada e por conta disso acaba sofrendo por suas inúmeras possibilidades de escolha.

Incapacidade de dormir por uma noite inteira

transtorno de ansiedade

Pacientes com transtorno de ansiedade quase em sua totalidade apresentam problemas para dormir. Isso acontece porque a ansiedade consegue acelerar tanto os pensamentos de seu portador que é impossível acabar adormecendo, desta forma, é comum que quem tem o problema passe longas horas acordado durante a noite. Embora seja um sintoma do transtorno de ansiedade, os distúrbios do sono estão presentes também em outras patologias psiquiátricas.