Retenção de líquidos: veja dicas para acabar com o problema

  • Retenção de líquidos: um problema comum
  • Você já ouviu falar dos chás diuréticos?
  • Dicas gerais

A retenção de líquidos infelizmente é um problema comum em nós, mulheres e pode desencadear a sensação de barriga inchada. Além disso, ainda pode elevar a presença celulites e deixar as pernas e pés inchados. Isso mesmo, todos estes problemas podem ser desencadeados apenas pela retenção de líquidos. Mas como combater o problema? É o que vamos descobrir.

Leia mais

Café descafeinado: conheça a diferença e os benefícios

Maca peruana: conheça os benefícios deste tubérculo

Retenção de líquidos: um problema comum

retenção de líquidos

A retenção de líquidos pode trazer uma série de condições desagradáveis como as mencionadas acima. Entretanto, as suas causas podem ser até mesmo simples, por assim dizer. Dentre as mais corriqueiras que resultam no acúmulo de líquido são disfunções hormonais, excesso de sal na alimentação, consumo exagerado de produtos industrializados e também sedentarismo.

Como as causas são simples e fáceis de serem contornadas é possível vencer a retenção com mudanças simples no comportamento e com a ingestão de alguns trunfos. Vamos conhecer um pouco mais destes alimentos trunfos?

Já ouviu falar de chás diuréticos?

retenção de líquidos

Apesar de alguns chás receberem o nome de chás diuréticos todos os chás, independente do seu composto, são de certa forma diuréticos. Isso mesmo, todos os chás possuem propriedades diuréticas. O que acontece é o seguinte: quanto maior a ingestão de água pelo indivíduo e aqui podemos incluir o consumo de chá, maior será a produção de urina. A urina libera as toxinas presentes em nosso corpo e consequentemente diminui significativamente o excesso de líquidos retidos.

Apesar de todos os tipos de chá possuírem propriedades diuréticas, alguns possuem um efeito ainda mais impactante. São eles, o chá-verde, o cavalinha, o chá de hibisco, de salsinha, de canela com gengibre e também o chá de centelha asiática.

A prática de atividade física como uma aliada no combate a retenção de líquidos

retenção de líquidos

A prática de atividade física pode ser uma opção para vencer a retenção de líquidos. Isso porque a contração muscular de grande parte dos músculos força os líquidos retidos a serem eliminados por meio da urina. Você já deve ter reparado que logo após a prática de atividade física você sente vontade de ir ao banheiro. Este comportamento ocorre justamente por conta da contração muscular. Os exercícios mais indicados para esta finalidade são exercícios de grande impacto muscular como pular corda, andar de bicicleta, correr, caminhar, dentre outros exercícios que demandam muito de nossos músculos. Exercícios voltados para uma determinada região do nosso corpo, por sua vez, não são os mais indicados para eliminar líquidos retidos.

Dicas gerais para evitar e combater a retenção de líquidos

Separamos aqui algumas outras dicas que te ajudarão a evitar a retenção de líquidos de modo a combater o inchaço desagradável adjacente a este problema. Uma dica importantíssima para quem não quer reter líquido é investir na ingestão diária de pelo menos dois litros de água.

Outro elemento que deve receber a sua atenção é quanto ao consumo de sal. A melhor maneira de evitar reter líquidos é controlar o consumo de sal de modo a trocá-lo sempre que possível pelas ervas aromáticas.

Invista no consumo de alimentos ricos em água como melancia, couve-flor, tomate, pepino, maçã, cenoura, entre outros. Evite o consumo de alimentos industrializados, ou embutidos que são ricos em compostos químicos e igualmente sódio.

É imprescindível para quem não quer sofrer com o inchaço da retenção de líquidos evitar ficar muitas horas em pé ou com as pernas cruzadas. Se você trabalha em pé durante todo o dia é recomendado que você eleve as pernas ao final do dia. Em último caso você poderá recorrer à drenagem linfática para remover o excesso de líquido. A drenagem consiste em uma massagem com o intuito de eliminar a retenção em determinadas regiões do corpo.