Maca peruana: conheça os benefícios deste tubérculo

  • Maca peruana: o que é?
  • Indicações de uso e seus benefícios
  • Contraindicações de consumo

A maca peruana é um tubérculo de nome científico um tanto quanto difícil de pronunciarmos: Lepidium Meyenii. Ganhou fama atualmente por conta de seus supostos benefícios que traz ao seu consumidor. Mas será que a maca realmente merece toda essa atenção? E o mais importante, ela realmente traz benefícios para o nosso organismo? É o que nós vamos descobrir.

Leia mais

Dentes perfeitos: dicas para um sorriso mais bonito

Cancêr de pele: tudo o que você precisa saber sobre a doença

A maca peruana e a sua repentina fama

maca peruana

A maca peruana entrou recentemente para a lista de superalimentos ao lado da spirulina. Mas o que vem a ser essa tal maca? A maca é um tubérculo cultivado em grandes altitudes como nas regiões montanhosas do Peru e igualmente da Cordilheira dos Andes. Vem para o Brasil seca, em pó ou também em cápsulas, o que para algumas pessoas, pode facilitar o consumo diário e regular.

Em suas promessas estão a de aumentar a libido, melhor o humor e controlar a diabetes? Será?

A maca peruana de fato possui diversos benefícios quando consumida regularmente. Dentre estes benefícios temos o aumento da fertilidade masculina, o aumento da libido, o controle do diabetes, na promoção da perda de peso e o aumento do desempenho físico. É rica em inúmeros nutrientes dentre eles, vitamina C, cobre e ferro, além de polifenóis.

Como adicionar a maca peruana ao seu dia a dia?

maca peruana

Infelizmente não há determinações específicas quanto a quantidade de consumo diário da maca peruana. Entretanto, a recomendação que persiste entre os especialistas fica em torno de um grama e meio a até cinco gramas por dia. De qualquer maneira é crucial que você consulte um profissional de saúde de sua confiança para que seja possível determinar as suas necessidades individuais. A dose ideal de acordo com as suas particularidades biológicas.

É contraindicado o consumo de maca para mulheres grávidas, lactantes ou enfermos de qualquer natureza.

A maca também é contraindicada para mulheres com condições sensíveis a alterações hormonais como, por exemplo, mulheres com endometriose, miomas uterinos e outros.

No mais a maca não possui outras contraindicações visto que é tido apenas como um suplemento alimentar. Suplemento este que trará melhorias na saúde e no bem-estar de seus usuários. Para que os benefícios sejam otimizados é fundamental que você tenha uma rotina de atividades físicas e alimentação saudável.

Maca peruana engorda

maca peruana

A maca peruana pode sim engordar. Mas calma, nós podemos explicar. A maca peruana aumenta a performance do atleta, fazendo com que as cargas sejam mais altas o que progressivamente vai favorecer o desenvolvimento muscular. O indivíduo não ganha gordura com o consumo da maca, ganha massa muscular. A massa muscular é mais pesada que a gordura, mas você não terá de fato ganhado gordura, mas músculos. Mesmo rica em carboidratos, a maca possui um elevado percentual de fibras que promove a saciedade e diminui a ingestão de alimentos.

Curiosidades e outras informações

maca peruana

A primeira informação acerca da maca peruana foi divulgada em meados de 2014 quanto se descobriu que os chineses estavam contrabandeando um produto do Peru que seria muito valioso. Atualmente a China cultiva massivamente a maca.

Diretamente a maca está ligada ao povo andino e inclusive há uma lei do país que determina que basicamente a maca não poderia sair do país, ser processada em outro local, ao menos em tese. Segundo estudos preliminares a maca peruana se mostrou eficaz até mesmo no combate aos sinais ansiosos e depressivos. Mesmo que estes estudos não sejam elucidativos e pouco conclusivos, a maca promete.