Conheça os benefícios do alho para a sua saúde

  • O alho para além de um simples tempero
  • Suas propriedades medicinais
  • Quantidade ideal diária

Quem não gosta de uma comida bem temperada? Mas além de um excelente tempero o alho é muito mais do que isso e hoje vamos conhecer alguns de inúmeros seus benefícios.

Leia mais

Maca peruana: conheça os benefícios deste tubérculo

Cancêr de pele: tudo o que você precisa saber sobre a doença

O alho para além do tempero

O alho é um tempero o este alimento é muito apreciado e cultivado por inúmeras outras culturas por suas propriedades medicinais. Tanto os chineses, os gregos, os babilônicos e os romanos eram alguns destes povos que cultivavam este alimento por conta de suas propriedades medicinais. Certamente você já deve ter ouvido falar sobre quão bom vem a ser um chá de dentes de alho quando estamos resfriados.

Apesar do gosto levemente forte e de difícil ingestão, com o consumo do chá o resfriado rapidamente vai embora sem a necessidade da utilização de medicamentos fármacos. Mas este não é o único benefício que este alimento promete.

Nutrientes bem vindos e o dia a dia

alho

Além de pouco calórico (cerca de cinco dentes possui pouco mais de quarenta calorias) o alho é rico em nutrientes que fazem bem para o nosso organismo. Fora estes nutrientes, ainda é pobre em calorias contendo cerca de pouco mais de nove gramas de carboidratos em cinco dentes.

Alguns dos nutrientes presentes em sua estrutura são vitamina C, B6, manganês, selênio, ferro, cobre, dentre outros.

Você deve estar se perguntando agora qual deve ser a quantidade diária recomendada para usufruir dos benefícios.

3 dentes para você

alho

A indicação de quanto consumir de algo varia, mas segundo especialistas uma boa quantidade fica em torno de meio a até três dentes diariamente.

Ainda por intermédio destes mesmos especialistas uma forma de aproveitar ainda mais os benefícios deste alimento é cortar o alho cerca de dez minutos antes de utilizá-lo. Esta seria uma forma de potencializar os seus benefícios aumentando a concentração de alicina.

Os benefícios do alho para sua saúde

Dentre os inúmeros benefícios, traremos alguns dos mais notórios para você.

Prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer: Uma das principais propriedades do alho é ser rico em antioxidantes que previnem as ações dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce e danos principalmente em nossos cérebros.

Aumento da performance: o consumo regular tem a capacidade devido às suas propriedades medicinais de reduzir significativamente a fadiga deixando-o propícia para o aumento das cargas durante o treino bem como aumentando a sua capacidade em exercícios aeróbicos.

Ganho de longevidade: o consumo regular deste poderoso alimento estaria associado a prevenção de doenças de origem infecciosa e doenças do coração. No caso da comprovação acerca de seus benefícios sobre o nosso coração, o estudo foi realizado na Coreia do Sul com o consumo do alimento triturado. Para o consumo do alho em pó foi observado a redução do colesterol ruim. Ainda estaria atribuído ao seu consumo a melhora da imunidade que nos deixaria mais preparados para enfrentar agentes nocivos a nossa saúde.

Controle da pressão alta: um estudo desenvolvido por pesquisadores norte americanos e também chineses descobriu que a mistura a base de alho apresentou um resultado positivo e satisfatório em relação a pílulas de placebo. Ainda segundo este estudo, a pressão poderia baixar significativamente principalmente no caso dos hipertensos que precisam efetivamente controlar a pressão. Apesar deste estudo ter mostrado resultados satisfatórios com a ingestão deste ingrediente em cápsulas, alguns pesquisadores defendem que os seus benefícios se estenderiam aos indivíduos que o consumissem também in natura.

Até o momento, apesar dos resultados positivos os estudiosos não conseguiram traçar como este importante ingrediente da nossa culinária promoveria a queda da pressão.