Alimentos cicatrizantes: veja como recuperar a sua pele

  • O skincare e as estratégias in & out
  • A importância da alimentação na saúde da nossa pele
  • Alimentos cicatrizantes x procedimentos realizados

Nós sabemos melhor do que ninguém que o skincare (os cuidados com a pele) são e devem ser constantes. Isso porque a nossa pele está diretamente e de maneira constante, exposta a agentes agressivos e danosos. Como é o caso dos raios solares e também da poluição.

Leia mais

Cancêr de pele: tudo o que você precisa saber sobre a doença

Conheça as melhores vitaminas para você mulher

Estes cuidados são os responsáveis por manter não só bonita e radiante a nossa pele, mas também atua na prevenção de doenças como o câncer de pele, por exemplo. Mas você sabia que estes cuidados de ordem externa não são os únicos que devemos ter? O que comemos e o que bebemos atua diretamente sobre a saúde de nossa pele.

Estratégias nutricionais

Para que você tenha ideia da importância do que ingerimos para a qualidade e saúde da pele, dez a cada dez dermatologistas recomendam a ingestão adequada de água para a hidratação saudável da cutis. Isso porque cerca de setenta e dois por cento da pele é formada por líquidos.

Além dá água há alimentos que também exercem funções interessantes na manutenção saudável da pele como um todo, não apenas a do nosso rosto e principalmente quando a mesma é submetida a procedimentos estéticos. Há com isso uma tendência em crescimento, os chamados cuidados in & out ganhando cada vez mais adeptos. Os cuidados in & out apenas denominam algo que os especialistas conhecem bem, a importância do que ingerimos para a nossa qualidade de vida, saúde de nossa pele, cabelos e unhas. Tanto é que atualmente há estratégias nutricionais que se utilizam de alimentos certos para tratar a queda de cabelo, o enfraquecimento de unhas e a sua quebra.

A pele denota muito de como estamos em relação a nossa saúde interna. É ela também a responsável por manter o equilíbrio entre o ambiente externo e interno e sofre com eles interferência, além do envelhecimento que é comum a todos nós. Mas é possível usufruir de alimentos que possuem a propriedade de cicatrização, isso mesmo, alimentos cicatrizantes que podem ser utilizados para acelerar a recuperação da pele após a realização de procedimentos estéticos.

Vamos conhecer estes alimentos?

Alimentos cicatrizantes: Cereja

alimentos cicatrizantes

Tudo vai depender claro do procedimento ao qual a sua pele foi submetida para que a escolha do alimento cicatrizante seja efetiva. No caso da cereja ela é um dos alimentos cicatrizantes mais indicados para pessoas que se submeteram a realização do peeling. O peeling consiste em um procedimento estético no qual é feita a aplicação de agentes químicos para a realização da destruição controlada das células. Essa destruição objetiva a regeneração total da camada mais superficial da pele.

Apesar de muito vantajoso do ponto de vista estético, o peeling demanda uma série de cuidados após a sua realização. Dentre eles a não exposição ao sol e a aplicação regular de protetor solar. A cereja por sua vez é rica em triptofano que possui ação foto protetora capaz de manter a pele radiante, saudável e recuperada.

Cenoura, laranja e outros alimentos cicatrizantes

alimentos cicatrizantes

Um procedimento muito comum é a aplicação de Botox. Aplicação da toxina botulínica é utilizada para combater a aparência das rugas, marcas e linhas de expressão. Basicamente a toxina botulínica leva a um relaxamento da pele e isso promove uma melhora significativa na aparência das rugas e outras linhas de expressão.

Após a realização do procedimento, é recomendado não deitar pelas próximas quatro horas, não praticar atividade física e também não esfregar o rosto, ou local da aplicação. Mas alguns alimentos podem acelerar o processo de recuperação, são alimentos ricos em carotenoides como o licopeno e o betacaroteno. Ambos presentes respectivamente em alimentos vermelhos e laranjas.

São alimentos que podem reagir contra os radicais livres protegendo a pele e dando a mesma mais firmeza. De modo geral atua melhorando as áreas que passaram pelo procedimento. São exemplos de alimentos indicados a laranja, a abóbora e o tomate, dentre outros.