Conheça as melhores vitaminas para você mulher

  • Vida moderna, alimentação corrida e as melhores vitaminas
  • Necessidades individuais e a busca por um profissional de saúde
  • Consuma mais folato para se manter saudável

Certamente você deve conhecer o papel e a importância das vitaminas e minerais para o nosso organismo. São elas as responsáveis por garantir o bom e o pleno funcionamento do nosso corpo, mantendo-o forte e saudável. Sabemos também que as fontes integrais, os alimentos integrais, são melhores fontes de vitaminas e mineiras, nutrientes necessários e fundamentais para o nosso corpo.

Leia mais

Conheça os benefícios da spirulina para a sua saúde

Jejum intermitente: o que você precisa saber sobre a prática

Mas com a industrialização de nossa comida, onde tudo vem por meio de um rótulo, bem embalado, é difícil determinarmos com precisão se estamos de fato ingerindo cem por cento da recomendação diária de vitaminas e minerais. Compostos estes indispensáveis para o nosso organismo. A falta de uma determinada vitamina ou mineral pode causar em casos mais brandos a deficiência da referida vitamina, e em casos mais graves pode levar a um quadro clínico indesejável. Sem contarmos que a falta de vitaminas e minerais pode levar a condições que muitas vezes são ignoradas como queda de cabelo, enfraquecimento de unhas e assim por diante.

Melhores vitaminas para a saúde da mulher

Pensando nisso resolver elencar as melhores vitaminas para a boa saúde da mulher e onde é possível encontrá-las. Vale destacar aqui que a quantidade de cada uma destas vitaminas e minerais vai depender do momento em que a mulher se encontra. Como, por exemplo, se está grávida, se está em processo de amamentação, dentre outras variáveis individuais. Por isso listamos aqui as melhores vitaminas para a saúde da mulher, mas somente um profissional de saúde poderá determinar a dose recomendada diariamente de maneira individual.

Estas, que são as melhores vitaminas, poderão se obtidas por meio da sua alimentação, com o consumo estratégico de alimentos tão como pela ingestão de suplementos e multivitamínicos.

Dentre as melhores vitaminas: ferro

melhores vitaminas

Uma das melhores vitaminas para a mulher é o ferro. O ferro possui funções importantes em nosso organismo. Para citarmos apenas algumas ele atua sobre o desenvolvimento cognitivo, transporta o oxigênio pelo corpo, auxilia na produção de glóbulos brancos, regula a temperatura, otimiza a imunidade, controla a temperatura corporal e o crescimento celular.

Você deve estar se perguntando agora quais os indícios de baixa de ferro. Com a diminuição da ingestão de ferro o corpo passa a ter problemas em relação à imunidade. Concomitantemente o corpo também pode apresentar fadiga, falta de ar e diminuição na produção de glóbulos brancos. As mulheres precisam se preocupar com a ingestão de ferro, mas mulheres com período menstrual longo e intenso precisam dar ainda mais atenção quanto a sua ingestão. Isso porque a menstruação esgota as reservas de ferro do organismo. São fontes deste nutriente, vegetais de cor verde-escura, peixes, cereais, feijão, carnes magras, frango e grãos integrais.

Melhores vitaminas: Cálcio

melhores vitaminas

O cálcio é uma das melhores vitaminas que as mulheres devem consumir. Ele é responsável pela manutenção saudável dos ossos e dos dentes. A partir dos vinte anos a mulher, e isso é algo totalmente natural, passa a perder densidade óssea. O consumo de cálcio ajuda nesta reposição, o que manterá seus ossos saudáveis e fortes. São fontes de cálcio os derivados lácteos, queijos, leites e iogurtes.

Consumo de folato

melhores vitaminas

Embora não seja muito conhecido por este nome, o folato diz respeito ao ácido fólico, vitamina do complexo B. É uma das melhores vitaminas para a mulher e exerce funções importantes, dentre elas, podemos citar a manutenção e a produção de novas células sanguíneas e também a produção de glóbulos vermelhos. O folato garante igualmente o bom funcionamento do cérebro e evita o desenvolvimento da anemia. A baixa ingestão de folato pode favorecer o desenvolvimento do câncer de colo de útero, cérebro e pulmão.

É fonte do folato vegetais verdes folhosos, abacate, feijão, ovos e amendoim.