Coronavírus: tudo o que você precisa saber sobre o vírus

  • Conhecendo o coronavírus
  • Como acontece o contágio
  • Entendendo a origem da doença

Você deve ter ouvido o termo coronavírus nos últimos dias. O assunto está em alta e não poderia ser diferente. Principalmente depois da suspeita de que o vírus teria chegado ao Brasil na semana passada, trazido por uma mulher que voltava de viagem de Xangai na China.

Leia mais

Fadiga: como identificar e combater o problema

Veja possíveis motivos do porque você não emagrece

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a mulher não apresentava um quadro característico da doença e que os seus sintomas não se enquadravam nos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a doença. Apesar de descartada a possibilidade de o coronavírus ter chegado ao Brasil, a atenção acerca da doença continua altíssima. Isso porque o coronavírus já infectou mais de seiscentas pessoas ao redor do mundo e somente na China levou mais de vinte e cinco a morte. Mas afinal o que é o coronavírus e o que nós de fato precisamos saber sobre ele?

Coronavírus, as informações mais importantes

coronavírus

O coronavírus (CoV) de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde se configura como uma família de vírus que podem causar ou desencadear doenças diferentes. Doenças estas que vão desde um simples resfriado a patologias mais graves como a Síndrome Respiratória Aguada Grave (SARS-CoV) e também a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV). O novo coronavírus foi denominado de 2019-nCoV, e é deste que estamos ouvindo nas redes sociais e também na imprensa.

A forma de contágio do coronavírus

coronavírus

Ao que tudo indica o coronavírus é transmitido como qualquer outro tipo de doença como uma gripe ou resfriado, por exemplo. Ou seja, é transmitida por meio da tosse ou do espirro, das partículas de saliva e similares. Mas o que ainda não se sabe é quão fácil esse contágio pode acontecer uma vez que temos o caso dos agentes de saúde que foram infectados. Os agentes de saúde respeitam severos protocolos de saúde e segurança, e o contágio não poderia ter ocorrido neste grupo. Entretanto, as informações acerca do coronavírus são escassas e há muito o que se confirmar em tudo isso.

A origem da doença

coronavírus

Como comentamos anteriormente não se muito sobre o coronavírus e a sua origem é controversa, todavia o que se sabe é que o coronavírus teria surgido em Wuhan após a realização de uma feira para comercialização de frutos-do-mar. Muitos dos participantes deste evento contraíram a doença e ao que tudo indica o causador teria sido uma sopa de morcego servida no local.

De acordo com um estudo genético realizado com o coronavírus ele poderia ser desencadeado pelas cobras asiáticas que também foram consumidas na feira. Coincidentemente ou não, estas cobras se alimentam de morcegos.

Não há até o momento nenhum tratamento ou vacina específica contra essa nova doença e o que se sabe acerca da mesma também ainda não é muito preciso. O que tem se feito em pacientes que apresentam o quadro é o tratamento dos sintomas apresentados. A partir deste tratamento inicial espera-se que o sistema do paciente responda e consiga resistir a presença do vírus. Justamente por esta ser atualmente a única forma de tratamento, pessoas imunodeprimidas apresentam maior concentração de mortes deste novo surto.

A melhor forma de prevenção quanto a disseminação do coronavírus é manter sempre a boa higienização das mãos lavando-as periodicamente com água e sabão. Se possível utilize álcool em gel. Outra boa maneira de evitar a disseminação do vírus é sempre cobrir a boca e o nariz quando espirrar e tossir. Você pode cobrir com o cotovelo ou um pano limpo.