Janeiro Branco: Dicas para melhorar a sua saúde mental

  • Entenda o que é Janeiro Branco e a importância da sua saúde mental
  • O que fazer para se cuidar e viver melhor
  • Trabalho voluntário e o bem pessoal e coletivo

Mal o ano de dois mil e vinte começou e as coisas estão complicadas para a maioria das pessoas. Situação política conturbada, questões ambientais em alta, crimes de ódio e de outras naturezas aos montes. O cenário não é dos melhores, isso é fato. Tudo somado as questões pessoais como pressões no ambiente de trabalho, no relacionamento a dois, desordens de saúde e outras questões têm levado cada vez mais a urgência em falarmos sobre saúde mental. A falarmos e principalmente a cuidarmos de nossa saúde mental.

Leia mais

Umectação capilar: o que é, para que serve e como fazer?

Três alimentos que podem acabar com a sua noite

Janeiro Branco e os dados de saúde mental

janeiro branco

Com este cenário, não raro conhecemos pessoas que são afastadas do trabalho por conta de problemas mentais, sejam eles de natureza leve ou não. Pensando nisso, e buscando prevenir os distúrbios mentais, surgiu o Janeiro Branco. Mês que consiste em um período onde há uma atenção maior a problemas de natureza psicológica. Atualmente, para se ter uma ideia da gravidade do problema, afastamentos por desordens desta natureza são a terceira maior causa de afastamentos e correspondem a solicitação de mais de quarenta e três mil auxílios-doença por ano, segundo dados da Secretaria da Previdência.

A terapia é uma das alternativas mais utilizadas quando o assunto é melhora da saúde mental, todavia há outras frentes, cientificamente comprovadas que podem atuar para melhorar a sua qualidade de vida como um todo. Isso porque como bem sabemos corpo e mente estão entrelaçados e trabalham em conjunto. Pensando nisso listamos abaixo as melhores alternativas para que você possa cuidar melhor da sua saúde mental.

Janeiro Branco: O pensamento positivo faz toda a diferença

janeiro branco

Certamente alguém já falou para você que pensar positivo faz a diferença e você duvidou. E não é que faz mesmo a diferença? Segundo dados, uma pessoa que tende a ver o lado bom de sua vida tem aproximadamente trinta e cinco porcento menos chances de sofrer um ataque cardíaco. Além disso, alguém otimista tem maior disposição para se exercitar, manter uma alimentação saudável e apresenta com isso um sistema imunológico mais forte e sadio. Em termos mais específicos uma pessoa otimista pode até viver mais.

Não estamos aqui querendo que você não se aborreça quanto a estresses diários que são totalmente comuns. Mas queremos aqui que você não se culpe e não se desgaste demasiadamente por pequenas coisas. Isso fará toda a diferença.

Aceite um trabalho voluntário e seja mais feliz

janeiro branco

Participar de um trabalho voluntário, colocando o outro antes de nós mesmos, também promovem benefícios muito significativos para a nossa saúde mental. Isso acontece porque a prática do voluntariado inundam o nosso cérebro de bons pensamentos e boas energias o que auxilia no controle do estresse. Em níveis mais altos o trabalho voluntário pode atuar contra a depressão também. Sem contarmos que o voluntariado proporciona novas experiências e relações que fazem muito bem no quesito sociabilização.

Mesmo que você não tenha muito tempo disponível para voluntariar-se, apenas se comprometer com um trabalho humanitário reduz nossa percepção de dor e nos torna mais fortes.

Janeiro Branco: Esteja próximo da família e amigos

Estar próximo de nossa família, amigos e pessoas que são importantes para nós, faz toda a diferença e nos ajuda diante de momentos difíceis. Justamente por isso, foi possível concluir que pessoas melhores relacionadas possuem uma condição de vida melhor, mais plena e também mais saudável.