Doença de Lyme: conheça a patologia do cantor Justin Bieber

  • Doença de Lyme: conheça o quadro clínico
  • Principais sintomas e agravantes
  • Procurando ajuda médica

Certamente você deve ter ouvido falar da doença de Lyme, nos últimos dias. O cantor Justin Bieber usou sua conta no Instagram para compartilhar com o público que foi diagnosticado com a doença já há alguns anos e que antes do diagnóstico sofreu com a patologia.

Leia mais

Umectação capilar: o que é, para que serve e como fazer?

Clareamento dental: tudo o que você precisa saber

Segundo dados divulgados pelo Google o termo “doença de Lyme” subiu assustadoramente nos últimos dias após a declaração do astro teen. Aproveitando que o assunto está em alta e que cada vez mais há pessoas curiosas acerca da patologia, resolvemos sanar aqui as principais dúvidas acerca da Lyme.

Doença de Lyme: conheça a patologia clínica

doença de Lyme

A doença de Lyme é uma patologia muito conhecida nos Estados Unidos e no Canadá e é causada por uma bactéria que é transmitida para nós seres humanos por meio do carrapato. Infelizmente não há indicação médica de como evitar o contágio exceto evitar ficar deitado por longos períodos em gramas ou locais onde há a presença de animais como cães e outros que podem hospedar o carrapato.

Quando em contato com a pele, o carrapato pode ficar em seu hospedeiro por mais de um dia para se alimentar do seu sangue. Quanto maior for o tempo em que o aracnídeo (o carrapato é um tipo de aracnídeo) permanece em seu corpo maiores são as chances da bactéria entrar no hospedeiro. Para que a doença seja transmitida por carrapatos contaminados é preciso que os mesmos fiquem em contato com a pele do hospedeiro por no mínimo trinta e seis horas. Carrapatos de menor porte são mais perigosos vistos que podem permanecer no corpo por um período de tempo maior.

Embora na declaração postada pelo astro Justin Bieber, o cantor diga que a doença não tem cura, isso não é verdade. A doença de Lyme tem cura e o tratamento com antibióticos controla a infecção e a progressão do quadro. Infelizmente, uma parcela dos indivíduos acometidos com a doença desenvolve um quadro crônico onde há o comprometimento das juntas. Isso acontece por conta de uma reação autoimune do nosso sistema imunológico que passa a atacar o próprio corpo.

Sintomas da doença de Lyme

doença de Lyme

A doença de Lyme, transmitida a nós por carrapatos infectados pela bactéria Borrelia burgdorferi apresenta sintomas variados difíceis de serem traçados de maneira linear. Estes sintomas variam a depender do estágio da doença. Inicialmente os sintomas se manifestam similares a casos de infecções diversas como febre, mal-estar, dores pelo corpo e inchaço. Especialmente no caso da Lyme, há a presença de manchas vermelhas em regiões do corpo de seu portador que podem acabar se deslocando. São manchas que parecem mais claras e afunilam em um tom mais escuro. Apesar de não parecer uma patologia grave, sem tratamento pode levar o seu portador a um quadro de paralisia.

A fadiga e as dores nas articulações também são corriqueiras no quadro que pode causar muito sofrimento para quem possui a doença.

Se você está inegavelmente se perguntando sobre a origem do nome. Lyme é uma cidade em Connecticut nos Estados Unidos onde inicialmente, em 1970, foram identificados os primeiros casos de portadores da patologia.

Cuidados preventivos

doença de Lyme

Se você foi recentemente picado por um carrapato e mesmo que não esteja apresentando sintoma algum, recomendamos que você procure um médico de sua confiança para o devido acompanhamento do caso. As especialidades médicas que podem identificar a doença de Lyme são o dermatologista, o infectologista, o neurologista e o clínico geral.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Doença de Lyme: conheça a patologia do cantor Justin Bieber

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: