Veja possíveis motivos do porque você não emagrece

  • Possíveis motivos do porque você não emagrece
  • Método de recompensação
  • Desenvolvimento muscular e o aumento de peso

Você começou a dieta da moda que funcionou super bem para a sua melhor amiga. Dobrou os dias de treinamento e tem prestado muita atenção a tudo o que tem consumido. O resultado esperado é certo, emagrecimento, não é? Bom, nem sempre. Mesmo seguindo todos estes ritos é possível que você não emagreça e sem dúvida você deve estar se perguntando porquê. Hoje traremos os possíveis motivos do porque você não emagrece.

Leia mais

Jejum intermitente: o que você precisa saber sobre a prática

Entenda porquê você deve parar de beber café hoje mesmo

Motivos do porque você não emagrece: algo totalmente normal e esperado

porque você não emagrece

Antes que você se desanime de uma vez com o seu processo de emagrecimento é preciso destacarmos uma coisa aqui. É totalmente normal que você tenha dificuldade no início e é totalmente normal que você até mesmo ganhe alguns quilinhos no percurso mesmo fazendo tudo certo.

Isso é uma reação natural do seu corpo e pode expressar que você está modificando a sua composição corporal. Muitas vezes um dos motivos do porque você não emagrece é justamente porque você ainda não alcançou o ponto de equilíbrio entre os níveis de atividade física e alimentação.

O que acontece é que a intensidade e a forma como você se exercita bem como a sua alimentação afeta diretamente o seu metabolismo que determina e muito do seu emagrecimento. O seu metabolismo e a forma como ele atua denota a produção de importantes hormônios diretamente ligados com a perda de peso, como o cortisol, a insulina, a grelina e a liptina, dentre outros. Mas há outros possíveis motivos do porque você não emagrece e os enumeramos abaixo.

Método da recompensa

porque você não emagrece

O método da recompensa pode ser um dos muitos possíveis motivos do porque você não emagrece. Esse comportamento de recompensa acaba infelizmente acontecendo de maneira natural, onde você se permite uma recompensa por estar mandando bem nos treinos, ou por estar se alimentando direito. É como se você desse ao seu corpo, recompensas pelo progresso, mas essa excessiva premiação tem prejudicado severamente o seu próprio desenvolvimento no processo de emagrecimento.

Para que você evite o exagero na compensação é indicado que você esteja de olho nos seus lanches, no que está consumindo antes e depois dos treinos e também nas refeições principais. Claro que você não precisará ficar contando as calorias, mas buscar um pouco de equilíbrio é importante.

Motivos do porque você não emagrece: você está retendo líquidos

A retenção de líquidos é algo totalmente normal para quem tem problemas com o consumo de sal e às vezes acaba exagerando. Mas se você presta bem atenção na quantidade que consome de sal e treina regularmente, pode ser que também acabe retendo líquidos. Mas não por conta do sal. O que acontece é o seguinte, o treinamento seja na academia ou em qualquer outro lugar, realiza uma forte pressão sobre os músculos e suas fibras. Essa pressão leva a um processo de trauma, cicatrização e reparo, o que faz com o que o músculo inche. O inchaço é temporário, mas pode comprometer a mensura de resultados do seu processo de emagrecimento.

O ganho de músculos mascara o seu peso

porque você não emagrece

O seu corpo responde ao estímulo dos treinos ganhando mais força e consequentemente ficando maior. E o que muita gente acaba se esquecendo em relação ao ganho de músculos é que a chamada massa magra é mais densa (ou seja, mais pesada), que a massa gorda. Em termos de peso, você pode ter a impressão que engordou quando, na verdade o que aconteceu foi que você ganhou músculos.