Entenda porquê você deve parar de beber café hoje mesmo

  • O café é mesmo um vilão?
  • Quais os malefícios do seu consumo?
  • O diabetes e outros problemas que podem ser desencadeados

Para muitos a relação estabelecida com o café é praticamente inseparável. Uns o consomem para trabalhar, aumentando a concentração e mantendo-se desperto por horas a fio. Outros o consomem por apreço ao seu gosto. Não importa o motivo pelo qual você consome esta bebida, mas você já pensou que o seu consumo pode estar sendo maléfico para o seu organismo?

Leia mais

Clean label: conheça a nova tendência mundial em alimentação

Nota fiscal: qual a importância de solicitar a sua?

Certamente você já deve ter ouvido ou mesmo lido sobre os inúmeros malefícios do cafezinho diário e com certeza não imaginou que o problema fosse de fato tão sério. Pensando nisso reunimos aqui os principais sintomas que o consumo de café pode causar e que você pode estar culpabilizando outras frentes.

Entenda porquê você deveria parar de beber café #1

café

O café como bem sabemos é sempre lembrado por ser um alimento, por assim dizer, com propriedades estimulantes. Muitos inclusive o consomem para afastar o sono e poder trabalhar ou estudar madrugada a dentro. Mas o que pouca gente sabe é o que o consumo da bebida pode estimular hormônios ligados a sensações que ninguém gosta. Dentre elas podemos citar o estresse, a irritabilidade, a ansiedade e também a contração e tensão muscular. Para pessoas mais sensíveis a cafeína presente no cafezinho diário essa resposta é ainda mais fácil de ser atingida com uma quantidade menor da bebida.

A depressão e a falta de atenção

Embora o consumo regular de café esteja atrelado culturalmente ao aumento da disposição, rendimento no trabalho e concentração. Há estudos que atrelam o seu consumo a problemas de foco, atenção e em alguns até mesmo ao desenvolvimento da depressão. A depressão como sabemos é uma patologia extremamente complicada e que merece nossa atenção.

O ciclo vicioso do vício em café

café

Falaremos um pouco sobre como a cafeína pode ser viciante. Mas o que denotaremos neste tópico é o ciclo vicioso de quem consome o bom e velho cafezinho para espantar o sono. Você dorme mal e acorda cansada e com sono. Toma um gole da bebida para despertar e segue assim durante todo o dia. Chega a noite você está desperta e não consegue dormir. Na manhã seguinte tudo se repete novamente uma vez que você acabou dormindo pouco na noite anterior.

Já parou para pensar que o cafezinho que você toma ao longo do dia pode afastar o sono também a noite e você vive em um ciclo vicioso? Pois é, desta maneira você nunca terá uma noite plena de descanso.

O vício em cafeína também é um dos sintomas negativos do café. O seu consumo regular pode desencadear um quadro de vício e tentar cortá-lo bruscamente pode gerar sintomas desagradáveis. Dentre estes sintomas podemos citar irritação, ansiedade, dores de cabeça e insônia.

Cuidado com o diabetes e outros problemas se você consome café

O consumo desta fumegante bebida pode trazer além destes problemas que pontuamos aqui outros diversos que ainda não mencionamos. Um deles é a azia, a indigestão, a desidratação e o desconforto estomacal.

Como se não bastasse o consumo regular e efetivo do cafezinho diariamente torna a insulina menos efetiva em nosso organismo o que pode gerar uma propensão ao desenvolvimento do diabetes. A insulina como sabemos é responsável pela regulação da quantidade de açúcar no sangue. Outro problema que também está atrelado ao consumo do café diz respeito a perda de vitaminas e minerais que levam progressivamente a um enfraquecimento do organismo do seu consumidor