Pelinhas ao redor da unha: por que afinal elas aparecem?

  • Pelinhas ao redor das unhas? Por que este problema acontece?
  • Veja o que pode estar causando-o
  • O que fazer para contornar o problema

A dor mais insuportável do que as pelinhas ao redor da unha sem dúvida deve ser apenas bater aquele dedo mindinho no canto de um móvel qualquer. Afinal a dor destas pelinhas ainda mais quando cutucamos é insuportável. Não podemos colocar as mãos no cabelo, não podemos colocar a mão no bolso e de uma hora para outra ela simplesmente começa a latejar e a doer. Afinalpor que estas pelinhas levantam e causam tanta dor? É isso que falaremos hoje.

Leia mais

Clareamento dental: tudo o que você precisa saber antes de fazer

Veja como se livrar da foliculite da depilação

Pelinhas levantadas ao redor das unhas, por que existem?

pelinhas

As pelinhas ao redor da unha são, segundo especialistas, uma parte da nossa cutícula que se desprendeu. A cutícula consiste em uma proteção que evita que a umidade e outros corpos estranhos entrem em nossa unha. Sendo, desta maneira, responsáveis pela proteção do nosso dedo. Contudo, com o passar do tempo essa cutícula começa a se desprender das unhas e a causar um tipo de pelinha que fica ao lado das nossas unhas.

Há sobretudo outra pelinha que como comentamos no início é muito mais incomoda. Elas são resultado das descamações na pele entre os dedos e as unhas. Essa descamação é mais comum durante o inverno mas pode ocorrer a qualquer momento e se não tratada devidamente pode até mesmo sangrar. Mas independente do tipo que você tem, por que isso acontece? É possível evitar o problema?

Quais as causas para o problema?

pelinhas

Os motivos pelos quais você sofre com estas pelinhas são os mais diversos. Dentre os mais comuns, entretanto, podemos citar a pele seca. Você pode ter a pele naturalmente mais seca ou pode estar em um quadro de pele seca devido ao tempo seco e ao frio. Neste caso recomendamos que você utilize cremes hidratantes especiais para as mãos que ajudarão você a se livrar do quadro.

Cutucar as unhas também pode favorecer um cenário como este. O indicado aqui é que você evite ficar mexendo desnecessariamente nos dedos e igualmente nas unhas.

Se você lava muito as mãos e caso não as lave muito, mas utilize produtos químicos sem a devida proteção certamente enfrentará o quadro mais cedo ou mais tarde. Isso porque lavar constantemente a mão as deixa secas e ressecadas que como vimos é um dos motivos que levam as pelinhas a aparecer. Os produtos e compostos químicos por sua vez levam a um desgaste natural da pele e em consequência ai estão as pelinhas. Por isso utilize sempre luvas para administrar produtos químicos, de limpeza e correlatos e tente não lavar as mãos exageradamente.

Deficiência de proteína e o que fazer?

pelinhas

Outro motivo comum que pode estar resultando na pelinha que tanto te incomoda é a falta de proteínas. Se você não está ingerindo proteínas de maneira adequada terá inúmeros problemas de saúde. E no caso da pelinha tanto a nossa própria pele quanto as unhas são delas constituídas, ai a necessidade de sua adequada ingestão para a manutenção saudável de nossa pele.

Se você está com pelinhas e não sabe o que fazer, o primeiro passo é evitar o instinto de cutucar que pode causar mais desconforto e dor. Tente cortar a pelinha de modo a deixá-la em sua base o mais rente possível e em seguida passe um pouco de álcool. Caso já esteja ferido vai doer um pouco, mas é melhor para evitar microorganismos e bactérias no local.