Veja como se livrar da foliculite da depilação

  • Conhecendo a foliculite
  • Cuidados no pré e no pós depilatório pode evitar o surgimento das bolinhas
  • O método mais eficaz

Talvez por foliculite você não conheça este problema e isso não faz dele familiar para você. Mas a foliculite nada mais é do que aquelas terríveis bolinhas que surgem depois da depilação. Se você também está cansada delas e não sabe o que fazer para se livrar do problema, você está no lugar certo.

Leia mais

Ganhar músculos: conheça alimentos para ficar sarada

Conheça sinais que podem indicar a falta de ferro no organismo

Foliculite, um velho problema

Se você costuma se depilar com lâmina certamente deve conhecer a foliculite. Embora não seja conhecida devidamente por seu nome este problema é muito comum. Comum tanto para homens quanto para mulheres, as terríveis bolinhas pós depilação, principalmente com lâminas podem sim ser evitadas.

Em poucas palavras a foliculite ou bolinhas são na verdade inflamações na região do folículo piloso. São mais comuns em regiões onde os pelos são mais grossos. No caso dos homens a região do rosto onde nasce a barba. Para ambos os sexos, temos os glúteos, virilha, e as coxas sendo as regiões mais comuns para o surgimento das tais bolinhas.

Mesmo sendo mais comum com a lâmina, que corta o pelo mais próximo a pele isso também pode acontecer com o uso da cera.

Se você está se perguntando o que acontece para que a foliculite apareça nós vamos explicar. Quando a depilação é feita, muitas vezes a parte que fica imersa na pele não é retirada. Essa parte quando cresce um pouco pode acabar entrando na pele novamente e isso gera a foliculite. Muitas vezes os pelos podem acabar encravando e gerando a pseudofoliculite. Isso porque os pelos nascem em direções diferentes e não conseguimos acompanhar essas mudanças de direção durante o processo depilatório. Mas então o que fazer para evitar que estas bolinhas surjam?

Evitando a foliculite de uma vez por todas

foliculite

Se você está cansada de sofrer com a foliculite e gostaria de eliminar o problema, separamos aqui algumas dicas. Dicas que farão a depilação não ser mais um desafio e que comprovarão que vencer a foliculite não é um bicho de sete cabeças.

A dica mais interessante para você é o cuidado antes da depilação. Há quem acredita que as formas para evitar as bolinhas na pele após a depilação devam ser adotados apenas no momento de se depilar, ou logo em seguida, mas não.

Para evitar o seu aparecimento é preciso que você adote alguns cuidados bem antes  do processo. Indicamos que você use produtos que possuam propriedades antibacteriana, evitando a formação de baterias na região. São sabonetes, cremes e outros produtos com capacidade bacteriostático que evita a formação e a proliferação das bactérias na região tal como apresenta propriedades anti inflamatórias. Estes produtos devem ser usados para lavar o local a ser depilado e usado no pós depilatório, não durante.

Não use sabonete e dê adeus a foliculite

foliculite

Outra dica interessante é evitar o uso do sabonete, muito utilizado neste momento de depilar-se. Isso porque o sabonete pode além de obstruir a lâmina e dificultar a depilação, promover a descamação da pele e o seu ressecamento.

O mais indicado é que se use um gel hidratante ou esfoliantes que promovem mais facilmente o deslisar das cerdas presentes na lâmina.

Após o processo depilatório utilize de hidratantes com propriedades calmantes que favorecerão a região que está irritada. Mas nada de sobrecarregar o local com cremes e afins uma vez que a região depilada precisa respirar.

Isso mesmo, nada de usar roupas muito apertadas, sintéticas ou correlatos. O oxigênio permite que a pele se restaure mais rapidamente e evita igualmente o surgimento das bolinhas tão indesejadas. Permitir que a pele respire é uma excelente maneira fácil de evitar a foliculite.

A depilação a laser pode ser a melhor opção

foliculite

A depilação a laser é a técnica mais indicada para quem sofre com o problema da foliculite. Com esse procedimento os pelos progressivamente diminuem e quando retirados são retirados da raiz. O melhor deste método de remoção é que progressivamente você tem uma quantidade menor de pelos. Recorrendo desta forma cada vez menos a processos agressivos com a sua pele.