Clean label: conheça a nova tendência mundial

  • Clean label é a nova tendência em alimentação saudável
  • Quais os seus benefícios?
  • Adicionando estes produtos em nosso dia a dia

Você já ouviu falar de clean label? Certamente não. O conceito é  extremamente novo e tem se difundido vagarosamente por todo o mundo. A indústria alimentícia tem investido e muito neste conceito que vem atraindo a atenção dos consumidores. Mas afinal, o que é um produto clean label?

Leia mais

Ectoplasmia pode causar desconforto físico

Hábitos que engordam e passam despercebidos

Clean label: a ideia inicial

Para quem domina um pouco inglês sabe que a tradução de clean label é algo próximo a etiqueta limpa. De fato o conceito é basicamente isso mesmo.

Cada vez mais os consumidores estão se preocupado com o que estão consumido. Nesta preocupação há uma busca constante pelo consumo de produtos naturais e aí temos um movimento mundial das marcas pela criação de rótulos mais limpos, os chamados clean label.

O rótulo limpo assim como a prática é chamada em nosso país, consiste basicamente em permitir que o consumidor identifique os ingredientes utilizados no alimento que está consumindo.

Os produtos clean label no nosso dia a dia

clean label

Se fôssemos descrever os clean labels em palavras, seria algo próximo a alimentos totalmente naturais. Cem por cento naturais, livres de transgênicos, aromatizantes sintéticos, acidulantes, corantes, realçador de sabor, antixoxidantes, corantes e ademais. Produtos sem compostos químicos e artificiais. Mas mais do que isso, clean label diz respeito a limpeza, por assim dizer, do rótulo, que facilita com que o consumidor possa identificar claramente todos os ingredientes presentes em sua composição.

Apesar de parecer algo simples é preciso seguir algumas diretrizes para ser um produto limpo.

Embora não aja regras declaradas pela Anvisa para que um produto seja considerado clean, há diretrizes de consenso comum que os caracterizam. Estas regras são basicamente três: produtos naturais, com lista de ingredientes simples e curta e com compostos de nomes conhecidos do consumidor, além de produtos minimamente processados. Isso mesmo, produtos naturais sem aditivos artificiais e ou químicos, com ingredientes simples e que não sejam muito processados.

Você deve estar se perguntando agora por que consumir estes produtos, e a resposta é simples, por questões de saúde. Mas calma, vamos explicar isso melhor.

Por que eu deveria consumir os clean labels?

clean label

Você deve estar se perguntando porque deveria prestar mais atenção nos rótulos e preferir os clean labels? Bom, quando pensamos em alimentos naturais estes são nutricionalmente ricos em relação aos alimentos industrializados. Além dos nutrientes que são fornecidos nos produtos naturais, saber o que estamos consumindo nos proporciona a oportunidade de fazer escolhas ainda mais saudáveis.

Pensando nas pessoas com intolerância à lactose, diabéticas, veganas, ter a clareza dos rótulos facilita a hora da compra e traz um leque maior de produtos disponíveis.

Adicionando clean label a sua rotina

clean label

Não há um selo que permita identificar tão facilmente um produto clean. Mas ao se deparar com ele nas prateleiras é fácil distingui-los. Uma vez que os rótulos não possuem aquela lista imensurável de ingredientes de nomes estranhos e totalmente desconhecidos.

Outra característica destes produtos é que apresentam ingredientes principais muito conhecidos uma vez que são opções naturais.

E se você está pensando que adicionar estes produtos ao seu dia a dia é algo difícil você está totalmente enganada. Na verdade não é, basta que você os adicione como opções para substituir produtos industrializados que você consumiria em uma refeição qualquer. Mas vale aqui uma ressalva importante, não é porque são opções mais saudáveis que o seu consumo pode ser feito de maneira desregrada. Assim como qualquer outro produto deve ser consumido moderadamente respeitando suas propriedades nutricionais.