Hábitos que engordam e passam despercebidos

  • Hábitos que engordam que você nem mesmo imagina
  • Dietas malucas podem te fazer engordar
  • Pular o café da manhã pode ser um verdadeiro tiro no pé

Mesmo que você não esteja propriamente tentando emagrecer, há alguns hábitos que engordam e são tão pequenos que passam despercebidos em nosso dia a dia. Para que você tenha ideia, o ganho ou a perda de peso, mas principalmente o ganho não está só relacionado com o que estamos consumindo. Muito pelo contrário, há hábitos que temos que podem desde deixar o metabolismo lento e dificultar a queima de calorias a realmente favorecer o ganho de peso.

Leia mais

Bolsa térmica de água quente, ou fria? Como escolher?

Pontas duplas: como evitar que o seu cabelo sofra com isso

Por isso se você quer emagrecer ou simplesmente manter o seu peso atual e ser mais saudável é preciso atenção quanto alguns pequenos hábitos que certamente você nunca nem mesmo se ateve. É preciso além de atenção abandonar estes hábitos.

Hábitos que engordam: coma apenas comendo

Este primeiro tópico pode parecer estranho mas com a vida corrida que levamos temos o costume de comer fazer mil e uma outra atividades simultaneamente. Mas isso é extremamente ruim para quem deseja manter o peso, sendo um dos hábitos que engordam. Isso acontece porque quando se come fazendo outra coisa não se presta atenção na quantidade do que se está consumindo. Além de não notar o que se está consumindo, você tende a não perceber a mensagem de saciedade enviada. Levando, desta maneira, a um consumo maior de alimentos.

Hábitos de sono prejudiciais

A privação de sono também é um dos hábitos que engordam que com certeza você não imagina. Isso acontece porque a privação de sono eleva naturalmente os níveis de cortisol. O cortisol é um hormônio que quando elevado pode promover o excesso de fome. Com a sensação de fome você tende a comer mais e consequentemente com a ingestão maior de calorias o ganho de peso é certeiro.

Por isso indicamos que você durma pelo menos oito horas diariamente de modo a manter os níveis de cortisol estáveis evitando picos deste hormônio. O que como percebemos mantêm a fome sobre controle.

Altos níveis de estresse

hábitos que engordam

Pode até não parecer mas quanto mais você fica estressado mais difícil acaba se tornando perder ou mesmo manter o peso. O estresse elevado altera igualmente os níveis de cortisol o que faz com que você sinta mais fome e passe a ingerir ainda mais alimentos.

Como se não fosse o bastante, o estresse ainda consegue diminuir os níveis de serotonina, que como sabemos é o hormônio da felicidade e do bem estar. Para evitar o estresse o indicado é investir em atividades de lazer que lhe proporcione prazer. Atividades físicas e que envolvem a participação de amigos costumam ajudam.

Dietas malucas e radicais

hábitos que engordam

Por incrível que pareça a depender da dieta que você tenta seguir os resultados podem ser totalmente o oposto do esperado. Isso mesmo, ao invés de te ajudar a emagrecer podem te fazer engordar. Um dos principais motivos do porque isso acontece esta diretamente relacionado com a ansiedade que este comportamento alimentar causa. Outro motivo é por conta de retardar o funcionamento do nosso metabolismo, deixando-o lento e dificultando desta maneira a queima de calorias.

Pular o café da manhã é mais um dos hábitos que engordam

hábitos que engordam

Muitas pessoas quando entram em uma dieta tem a brilhante ideia de limitar as refeições. Muitos inclusive decidem pular o café da manhã. Mas pular o café da manhã é um erro que pode te fazer engordar e muito. Durante a noite, nosso metabolismo fica lento e desta forma a queima de calorias é menor. Somente após a primeira refeição do dia nosso corpo volta ao seu ritmo normal. Como se isso já não fosse motivo suficiente para que você não pule o café da manhã, não tomar café pode te fazer consumir mais na refeição seguinte.