Conheça sinais que podem indicar a falta de ferro no organismo

  • Conhecendo as funções do ferro
  • Principais sintomas da carência nutricional de ferro
  • Como o ferro afeta sua capacidade respiratória

O ferro é um nutriente essencial em nosso organismo. E como tal a sua falta pode causar sérios problemas de saúde. Isso acontece porque é o ferro o principal responsável pela formação da hemoglobina que nada mais é do que uma proteína que auxilia na formação das hemácias. As hemácias por sua vez são responsáveis pelo transporte de oxigênio para todas as células do nosso corpo.

Leia mais

Protetor solar: Como escolher o melhor para a sua pele?

Pontas duplas: como evitar que o seu cabelo sofra com isso

Para que você tenha uma ideia da importância de falarmos sobre a deficiência de ferro, de acordo com dados divulgados recentemente, a falta de ferro é um dos problemas mais comuns nos Estados Unidos. As mulheres são as mais vulneráveis em sofrer com o problema. Em linhas gerais, a deficiência de ferro se configura pelo consumo inadequado e/ou insuficiente de alimentos ricos em ferro.

Dentre os principais sintomas está alterações no apetite, maior facilidade para desenvolvimento de infecções e também queda de cabelos. Mas não se preocupe, como este post falaremos um pouco dos sintomas ou sinais mais comuns de que você tem ingerido pouco ferro. E o melhor, dicas de como aumentar a sua ingestão diária.

Excesso de cansaço pode marcar a falta de ferro no organismo

falta de ferro

O sintoma mais comum da falta de ferro sem dúvida é o cansaço excessivo. Mas apesar de ser o sintoma mais comum muitas vezes a sua presença não é assimilada a falta de ferro. Isso porque o cansaço é tido como algo totalmente normal e esperado com o estilo de vida que levamos. Desta maneira temos tendência a considerar o cansaço como parte da vida e nos acostumamos com a sua presença.

Entretanto, se além de cansada você sente fraqueza, irritação e dificuldades de concentração e raciocínio, certamente a deficiência de ferro está presente.

Não raramente quem sofre com a falta de ferro é conhecido como pessoa do sangue cansado.

Se você se perguntou…

falta de ferro

Se você se perguntou o porque das mulheres serem as mais acometidas pela falta de ferro é por conta da menstruação. Mulheres com o fluxo muito intenso perdem uma quantidade significativa de sangue e também de ferro. Para saber se você está perdendo sangue demais basta fazer o teste com o absorvente. De quanto em quanto tempo você precisa trocá-lo? Se o tempo de troca é menor do que duas horas, é melhor conversar com o seu médico ginecologista.

Palidez denota a falta de ferro

Normalmente assimilamos uma pessoa saudável há uma pele corada. De fato esta assimilação não é atoa. Com a baixa de ferro no seu organismo há uma presença menor de hemoglobinas que são responsáveis por dar ao sangue sua cor vívida. Desta maneira, se o seu rosto está mais pálido que o normal e a mucosa da boca e dos olhos perdeu o seu tom natural, isso pode ter acontecido pela carência de ferro.

Baixa capacidade cardiorespiratória

falta de ferro

Se você está sofrendo com falta de ar para realizar atividades simples e costumeiras, talvez você tenha falta de ferro. Não importa quão profundo você respire se a entrada e o tráfego de oxigênio foi limitado pela falta de ferro e consequentemente de hemoglobina. Você sentirá falta de ar da mesma forma.

Alimentos ricos em ferro

Se você percebeu que há algo de errado com o seu corpo, o primeiro passo é procurar um médico que será responsável por determinar a necessidade ou não de reposição. Isso vai depender dos níveis em que você se encontra de ferro e outros nutrientes.

Alguns alimentos que são ricos em ferro são a lentilha, o tofu, o feijão, a carne vermelha, o grão de bico entre outros.