Protetor solar: Como escolher o melhor para a sua pele?

  • Como escolher o seu protetor solar
  • Fatores de proteção
  • Dicas de aplicação e compra

Dezembro normalmente é a época das férias. Pessoal todo animado para curtir a praia ou a piscina em família. Um churrasco aqui, uma cerveja ali e a vida parece valer a pena. Mas o que não podemos nos esquecer neste momento de curtição são os cuidados básicos em relação a saúde da nossa pele, que acaba ficando mais exposta. Estamos falando aqui do uso e do uso correto do protetor solar. O responsável por evitar queimaduras de sol e outros problemas ainda mais graves.

Leia mais

Acupuntura: conhecendo a técnica e os seus benefícios

Síndrome do FoMo: conheça o problema que pode afetar você

Mas você sabe como escolher o melhor protetor solar para o seu tipo de pele? Sabe qual vai te proteger melhor? Foi a partir desta dúvida que este post surgiu.

Escolhendo o seu protetor solar

O indicado é que o protetor solar tenha fator de proteção cinquenta, sendo este sem dúvida o melhor. Entretanto, pessoas com o tom de pele mais escuro podem acabar optando por opções com fator de proteção menor. Isso acontece porque peles mais escuras possuem uma proteção natural maior tanto para queimaduras quanto para outros problemas causados pela exposição aos raios solares. O inverso é verdadeiro, e pessoas mais claras possuem igualmente a pele mais sensível a exposição aos raios solares.

Mas mais do que escolher bem o protetor solar é preciso fazer a sua correta aplicação.

O protetor deve ser aplicado novamente a cada duas horas, ou ainda quando há contato direito com a água. Isso evita grandes problemas posteriores como queimaduras e insolação.

Além do uso do protetor solar comum que estamos acostumados você pode consumir suplementos a base de caroteno e antioxidantes que juntamente ao filtro solar auxiliarão na proteção da sua pele. Bom, mas agora que já trouxemos esta pequena introdução, vamos a algumas dicas para que você possa escolher o seu protetor solar.

O fator de proteção e os tipos de pele

protetor solar

Como comentamos inicialmente, o fator de proteção indicado é o fator cinquenta. Mas pessoas com a pele morena podem utilizar outros fatores e ainda manter a pele totalmente protegida. O fator de proteção cinquenta é destinado a pessoas de pele clara e pessoas com a pele sensível.

O protetor solar de fator trinta é para adultos de pele morena que às vezes bronzeia e às vezes apenas fica avermelhada. No caso do fator de proteção cinquenta a pele não costuma bronzear, ficando sempre vermelha e queimada.

Temos também o fator de proteção vinte que é para peles negras, que dificilmente queimam mas que bronzeiam bastante.

Aplicação do protetor solar corretamente

protetor solar

Para que o protetor solar cumpra todas as suas funções em relação a manter a nossa pele protegida, é preciso seguir algumas dicas de aplicação. A mais importante é aplicá-lo até mesmo em dias nublados e não tão quentes uma vez que também podem causar danos a nossa pele.

É preciso também que você aplique o protetor pelo menos quinze minutos antes de se expor ao sol. Com a aplicação, a reaplicação deve ser feito em até duas horas ou imediatamente após contato com a água.

Uma dica importante em relação ao momento da compra é prestar atenção nas informações presentes na embalagem. Este protetor protege conta os raios ultravioletas UVA e UVB?

Os raios UVA promovem o envelhecimento precoce da pele. Os raios UVB por sua vez são os responsáveis pelas terríveis queimaduras de sol.

Caso você esteja experimentando uma nova marca o indicado é fazer um teste antes de aplicá-la em todo o corpo. Passe um pouco do produto atrás das orelhas e deixe por cerca de doze horas, não tendo nenhum tipo de reação, o produto pode ser utilizado em todo o corpo.