Emagrecimento Saudável: Sinto fome o dia todo, por quê?

 

  • A fome excessiva pode ser um problema?
  • O que pode desencadeá-la?
  • Dicas importantes

Se você está tentando emagrecer a fome e à saciedade são dois pontos com os quais você deve se atentar. Isso porque a saciedade pode minimizar a sensação de fome fazendo com que você consuma uma quantidade menor de alimentos.

Leia mais

Seu corpo dói depois do treino? Entenda o motivo

A Joelheira da Arimo é boa?

A fome por sua vez pode afastar a sensação de saciedade e consequentemente atrapalhar e muito o seu processo de emagrecimento.

Vamos a uma situação hipotética…

Você tenta seguir brilhantemente a sua dieta. Você até consegue no início mas acaba ficando com fome na maior parte do tempo. Você treina, tenta descansar de maneira adequada e mesmo assim não consegue não pensar em comida e sente fome o dia inteiro. Você saberia dizer por que isso acontece? Não precisamos entrar muito em detalhes porque sabemos que este comportamento cedo ou tarde vai atrapalhar você de alcançar os seus objetivos. Como sabemos fome e saciedade são dois extremos de uma mesma linha.

Vamos trazer hoje alguns dos motivos pelos quais certamente você está sentindo fome o tempo inteiro. Mas mais do que isso, o que pode ser feito para que o problema diminua e você possa emagrecer com saúde.

Beba mais água

Quantos litros de água você bebe diariamente? O indicado para manter a saúde dos nossos rins funcionando de maneira adequada é dois litros. Quanto você tem bebido? Sabia que além de contribuir para o emagrecimento eliminando as toxinas a baixa ingestão de água pode causar uma sensação de fome?

Isso acontece porque a mensagem que o nosso corpo emite quando está com sede é a mesma emitida quando estamos com fome. Assim sendo, a falta de água pode ser muito bem confundida com fome fisiológica, o que não é verdade. Desta maneira, tente beber ao menos dois litros de água diariamente.

Alimentos refinados estão presentes demais no seu dia-a-dia

Um dos motivos que certamente estão fazendo você sentir fome demasiadamente sem dúvida é o consumo excessivo de alimentos refinados. Podemos citar como exemplo as farinhas brancas como pães, bolos salgados e doces em geral. Estes alimentos elevam a glicemia, que nada mais é do que o açúcar no sangue. Para controlar este nível elevado há uma grande liberação de insulina.

Com o controle deste açúcar no sangue a fome rapidamente reaparece porque estes alimentos são rapidamente processados. Escolha sempre alimentos integrais que são ótimas fontes de fibra. As fibras atuam sobre a sensação de saciedade mandando a fome pra longe

Noites mal dormidas, estresse e ansiedade

A ansiedade pode levar naturalmente a consumirmos uma quantidade maior de alimentos de forma copiosa. O estresse por sua vez favorece o armazenamento de gordura. Desta forma, invista em alternativas que te ajudem a combater o estresse e também a ansiedade. A prática de atividade física e yoga, por exemplo, são excelentes opções.

Agora você deve estar se perguntando o que o sono tem haver com tudo isso. Quando o nosso corpo não consegue se recuperar plenamente há uma diminuição no hormônio leptina que é um dos responsáveis pela saciedade. Com esta diminuição temos um aumento da grelina que por sua vez aumenta a sensação de fome.

E por falar em grelina há estudos que indicam que assistir muitos episódios de programas televisivos de culinária ou ver constantemente fotos de alimentos elevam este hormônio e consequentemente o seu apetite.

A sua ingestão de proteínas está baixa

fome

Se você come carboidratos refinados, como comentamos anteriormente, eles são rapidamente metabolizados o que causa uma sensação de fome quase que instantânea. Agora com a ingestão de proteínas você tem a promoção da saciedade já que as proteínas permanecem um tempo significativamente maior em nosso corpo e tem efeito supressor do apetite. E engana-se quem pensa que as proteínas estão presentes apenas nas carnes, leiteis, queijos e derivados são excelente alternativas.