Dicas de inverno: como cuidar melhor do seu jardim

  • O seu jardim no inverno merece atenção a estas dicas
  • Podas não são indicadas
  • Dicas para plantas dentro de casa

As baixas temperaturas chegaram. Para alguns, a melhor época do ano, para outros um pesadelo sem fim. Independente de apreciarmos ou não, o frio está ai e precisamos tomar determinados cuidados. Um destes cuidados especiais que devemos adotar é quanto ao nosso jardim. A manutenção do mesmo deve ser diferenciada nesta época do ano. Assim sendo, reunimos aqui algumas dicas para você.

Leia mais

Conheça o picolinato de cromo e saiba os riscos

Como renovar a energia do ambiente com dicas simples

O inverno é uma época na qual os nossos jardins merecem toda a nossa atenção. Momento em que as plantas se desenvolvem menos, tem menor capacidade de absorção de água, nutrientes e luz. Fatos estes que podem comprometer o seu desenvolvimento. De um modo geral, as plantas se poupam muito nas épocas frias, isso para que possam florir estonteantes na primavera. Você sabia que é possível auxiliá-las neste processo? Pois é, descubra como.

O seu jardim no inverno: regue menos as suas plantas

A primeira dica e talvez uma das mais importantes diz respeito a rega do seu jardim no inverno. Neste período do ano, como comentamos inicialmente, as temperaturas ficam mais amenas e o sol mais fraco. A água colocada no vaso demora mais tempo para se dissipar por meio da evaporação. Com uma nova rega em um período curto de tempo pode contribuir para o excesso de água e de umidade. Estes dois fatores podem levar ao apodrecimento das raízes e a perda da planta.

O indicado é regar no inverno, dois terços menos que habitualmente regamos no verão. E não se preocupe, a planta precisa de fato de menos água.

Além da quantidade é fundamental que você se atenha quanto ao momento de regá-las. Isso porque veja bem, colocar a água durante a manhã permite que ela tenha o dia todo para evaporar, evitando assim a proliferação de eventuais pragas e a danificação da sua planta.

Mas calma ai novo jardineiro, as plantas que ficam dentro de casa não devem entrar nesta regra, visto que o ambiente externo não exerce tanto impacto sobre elas.

Podas são dispensáveis

As podas são importantes para o bom desenvolvimento das plantas, mas não no inverno. Jamais pode o seu jardim no inverno, nem faça cortes severos demais, apenas mantenha o local limpo. No inverno as plantas apresentam maior dificuldade para se desenvolverem. Realizar, sobretudo, podas neste período pode dificultar ainda mais esse processo.

Passados momentos de chuvas e ventanias, recolha todo o material que por ventura tenha caído. Estes materiais podem atrapalhar a entrada de sol e o controle da umidade no local.

Para as plantas de dentro de casa

Há quem tenha o seu pequeno jardim dentro de casa e não nos esquecemos de vocês. A dica aqui é aproveitar os dias em que o sol aparecer, mesmo que apenas um pouco. Assim que o sol despontar coloque as plantas que ficam dentro de casa próximas as janelas para que possam absorver a luminosidade e realizarem a troca do ar. Essa troca e acesso a uma fonte de calor permite que a planta realize o processo de fotossíntese.

Afofe a terra no momento certo

inverno

Esta dica não vale apenas para o inverno, mas devemos mencioná-la aqui. Com o passar do tempo a terra encontrada no vaso pode solidificar. Essa solidificação atrapalha na penetração da água dentre outras coisas. Assim que você perceber que a água não está adentrando assim tão facilmente o vaso é hora de afofar a terra. Nos períodos mais frios do ano essa atitude favorece a absorção de luz e a melhor oxigenação do solo mantendo a planta saudável.