Terapia online é tendência: entenda como funciona

  • Terapia online pode ser uma opção?
  • Qual a eficácia das novas frentes de terapia?
  • Conheça o Deprexis

Se você é psicólogo ou faz sessões de terapia  deve ter se perguntado como seria a questão da terapia online. Técnica de atendimento que é permitida pelo Conselho Federal de Psicologia. Mas calma, permitida desde o final do ano passado.

Leia mais

Aprovado remédio para compulsão alimentar

Veja dicas de como parar de tomar refrigerante

De acordo com a decisão do conselho, os mais de trezentos e vinte mil psicólogos cadastrados podem optar por utilizar de ferramentas online para atender seus pacientes. Estão permitidos o uso do WhatsApp, Hangouts, skype e outros meios de comunicação. Estão permitidos também a troca de e-mails e outras formas de interação além do típico encontro presencial.

Terapia online e as antigas resoluções

terapia online

A última resolução do Conselho Federal datada do ano de 2012 não era totalmente contra o contato entre profissional e paciente por meio das tecnologias de informação. Contudo, até a nova resolução de 2018, o psicólogo só poderia passar orientações e informações quanto a dúvidas e outras questões. A consulta clínica de fato não poderia ser feita.

Muitos profissionais que defendem que essa prática de atendimento seja efetivamente aceita entre a classe e entre os pacientes é o fato de ampliar e facilitar o acesso em determinados casos. Por exemplo, caso você realize uma viagem e necessite do seu psicólogo por perto a terapia online pode ser uma opção. Assim pacientes não correm o risco de acabarem sem atendimento.

E a eficácia?

Estudiosos no assunto garantem que a terapia online é sim tão eficaz quanto os encontros presenciais que conhecemos.

Uma psicóloga realizou uma pesquisa de amostragem onde um grupo de pacientes recebeu acompanhamento por meio eletrônico e o outro grupo realizou encontros presenciais. Tempo depois, comparando os resultados foi possível constatar que em relação a terapia convencional a terapia online se mostrou tão eficaz quanto.

Os custos atrativos

A Universidade de Minnesota realizou concomitantemente um estudo e garantiu que além da eficácia a terapia online apresenta custos mais atrativos. Mais atrativo para ambos os lados. Situação que pode levar a popularização e o acesso ao tratamento terapêutico.

Para se ter uma ideia, no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Psicologia, uma hora de sessão tem custo médio de duzentos e vinte reais. Ao transferir esse atendimento para uma sessão online o custo cai para menos de um terço do valor. A sessão fica em média no valor de setenta reais. Valor que certamente a tornaria mais acessível ao grande público.

Onde tudo começou

O debate sobre o uso das tecnologias no tratamento terapêutico não é novo. O debate sobre o tema vem desde 1994. Ano em que discutia-se o uso do telefone como meio que poderia participar do processo de terapia.

Em 2005, onze anos depois, a intervenção tecnológica passou a ser utilizada de modo experimental. Os computadores passam a fazer parte da relação psicólogo e paciente.

Em 2018 tivemos a autorização do Conselho Federal para que meios online fossem introduzidos no acompanhamento terapêutico. Introduzidos sem delimitações quanto ao número de sessões nem tão pouco ao tempo permitido de uso.

Acompanhando a evolução surpreendente que o tratamento psicológico sofreu hoje há um robô que auxilia na terapia e na identificação da depressão. Conhecido como Deprexis, a inteligência artificial foi criada na Alemanha e atua tirando dúvidas dos usuários. O Deprexis ainda auxilia na resolução dos problemas diários que são propostas na plataforma.

Para que o Deprexis seja eficiente é necessário o seu uso por pelo menos duas vezes por semana com média de trinta minutos. Entretanto, o custo da ferramenta é alto, cerca de R$990.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Terapia online é tendência: entenda como funciona”

  1. […] Entenda como funciona a terapia online […]