Remédios podem ser mantidos fora da sua caixa?

  • Remédios: qual o melhor método para o seu armazenamento?
  • Melhores opções para você
  • O que fazer quando o medicamento não acaba?

Hoje cada vez mais temos necessitado de medicamentos para os mais diversos fins. São remédios para dor de cabeça, cólica, enxaqueca, vômito, antibióticos e afins. Se você faz uso de medicamentos de maneira corriqueira para o tratamento de doenças crônicas, por exemplo, os mantêm na bolsa de que maneira?

Leia mais

Você engorda durante a menstruação? Saiba porque

Bolinhas na greve podem indicar algo grave?

Certamente quem usa muitos medicamentos e precisa carregá-los para onde quer que vá possivelmente deve acomodá-los na bolsa nos típicos estojos ou pequenos compartimentos. Compartimentos estes que possibilitam que vários medicamentos sejam agrupados sem que ocupem os grandes espaços de suas caixas e cartelas. Mas será que remover os remédios de sua embalagem original causa algum tipo de problema?

Remédios na sílica e na bolsa

remédios

Especialistas no assunto recomendam que os remédios sejam mantidos nos seus devidos compartimentos de origem. Mas essa ideia deve ser uma regra quando pensamos naqueles comprimidos que vem em grandes fracos com um saquinho pequeno ou dois de sílica.

A sílica no frasco de remédio garante um melhor e mais eficaz controle da umidade. Vale aqui lembrar que embora possam parecer dispensáveis, estes frascos e produtos adjacentes são criados para garantir que o medicamento apresente todas as suas características farmacológicas dentro do seu tempo de validade previsto.

Qual o melhor procedimento a ser adotado?

Por mais que possa exigir um espaço a mais na sua bolsa é preciso que os frascos sejam mantidos na íntegra. Ou seja, no máximo jogue foras as caixas de papelão onde estes medicamentos estão armazenados até serem comprados e mantenha o frasco original na bolsa.

Ainda sobre o manuseio destes produtos é preciso que você esteja atento a algumas dicas. É extremamente necessário que ao armazenar os medicamentos sejam em casa ou na bolsa, respeite a recomendação de exposição a luz e a umidade recomendados pelo fabricante.

Para casa as recomendações são outras

Se você mantêm os remédios em casa também vale aqui algumas recomendações de armazenamento. Além de respeitar as exigências quanto a exposição a luz e a umidade é indicado que você mantenha as caixas de papelão. Essa é uma dica de segurança que permite que você tenha sempre acesso ao lote do medicamento e principalmente o seu prazo de validade.

Outra importante questão no que diz respeito a caixa do medicamento, mantê-la evita confusões na hora de tomar. Com a caixa você pode manter a bula também que apresenta informações.

Como descartar medicamentos restantes?

Você fez o tratamento certinho, do começo ao fim e o medicamento acabou sobrando? Isso acaba acontecendo inúmeras vezes por conta do período de tratamento e da posologia serem diferentes da quantidade encontrada em uma caixa.

O que você habitualmente faz? Guarda-os em casa para que futuramente possa utilizá-los novamente? Essa não é a melhor indicação quando o remédio sobra após o tratamento. Recomendamos que você faça o descarte assim que findar o tratamento. Quando possuímos medicamentos em casa temos tendência a consumi-los novamente no primeiro indício similar a doença que havíamos tratado anteriormente. Ou ainda pode surpreendentemente recomendar ou mesmo “prescrever” esse medicamento para familiares que apresentem sintomas parecidos.

Vale a ressalva aqui que os mesmos sintomas nem sempre indicam a mesma patologia clínica, desta forma, nunca realize a auto-medicação. Sintomas parecidos nem sempre significam doenças parecidas, assim sendo se medicar ou medicar a terceiros de maneira independente além de obviamente não contribuir para a melhora do indivíduo ainda pode ocasionar agravamento do quadro.

O agravamento dos sintomas ocorre dentre outros fatores pelo tratamento tardio com a medicação correta.


Publicado

em

por