Doces sem açúcar podem realmente ser boas opções?

  • Doces sem açúcar: isso é possível?
  • São opções saudáveis?
  • Dica de sobremesa

Hoje vivemos na era do movimento saudável. Cada um tenta a sua maneira fazer readequações em sua alimentação para se tornar cada vez melhor. Garantindo, desta forma, sua qualidade de vida e o seu bem estar. Quando falamos em uma vida mais saudável logo nos lembramos dos alimentos que muitas vezes mais gostamos. São elas as frituras e os doces que com certeza atraem qualquer paladar.

Leia mais

Benefícios do café para amantes de cafeína

Dicas para escolher o melhor creme dental para você

Nesse sentido o primeiro passo de quem almeja mais saúde é cortar estes alimentos. Certo? Mas você sabia que trocar os doces tradicionais, convencionais, pelos chamados doces sem açúcar nem sempre é a melhor opção? Isso acontece porque veja, embora não tenham açúcar e apresentem um sabor adocicado estes alimentos concentram uma quantidade muito alta de outras substâncias que são possivelmente nocivas para o nosso organismo. Hoje falaremos sobre isso.

Doces sem açúcar podem integrar a dieta?

Até mesmo os doces convencionais, com açúcar, podem integrar uma dieta saudável. Para isso é necessário que haja um certo equilibro, ou seja, não podemos querer consumir doces todos os dias, muito menos a todo o momento. Mas quando pensamos em doces sem açúcar será que há uma permissividade maior para o seu consumo? E será que realmente é mais benéfico? A resposta é categoricamente não!

Sim, isso mesmo. Os doces sem açúcar podem ser adoçados de diversas maneiras. Dentre elas podemos citar os adoçantes artificiais, como a sacarina, o aspartame, a sucralose e também os álcoois de açúcar e nesse caso podemos citar o xilitol. E nenhum, nenhum destes compostos se mostraram mais saudáveis e menos nocivos em nosso organismo do que o açúcar propriamente dito.

Ler as informações nutricionais deve ser um hábito

Não é necessariamente porque um alimento não possui açúcar que categoricamente ele tende a ser mais saudável, vimos isso no início deste post. Justamente por isso é sempre importante e necessário ler as informações disponíveis no rótulo. Isso mesmo, a chamada tabela nutricional.

É preciso que você identifique o que é utilizado pela fabricante de um determinado produto para que o açúcar seja dispensado do preparo. Para se ter uma ideia, os álcoois de açúcar podem causar a depender do seu consumidor, gases, diarreia e outras complicações no trato intestinal.

Além de verificar o que é utilizado, recomendamos que você identifique as porções de cada alimento. As porções se tornam importantes porque veja bem, como comentamos inicialmente até mesmo alimentos com açúcar convencional podem ser consumidos, desde que claro, com moderação e equilíbrio.

Há quem acredite que o consumo de alimentos, doces sem açúcar podem ser feitos de maneira desregrada. Quanto a essa questão vale uma ressalva. Carboidratos são sempre carboidratos e gorduras são sempre gorduras, desta forma, mesmo que você troque as opções, alimentos com zero açúcar não são necessariamente alimentos com zero carboidrato ou gordura.

Pensando em uma opção saudável para a terrível vontade de doce?

doces sem açúcar

Uma ótima opção para quem está procurando uma opção de doce sem açúcar ou pouco calórico uma opção é sem dúvida um delicioso bolo de banana com passas. Mas novamente, vale aqui a ressalta das porções, nada de exageros. Para essa receita é necessário oito bananas, três ovos, meia xícara de uva passa , três colheres de farinha de amêndoa, uma de óleo de girassol e uma de fermento.

Essa receita é extremamente simples e consiste em fatiar uma banana, e picar as de mais. No liquidificador bata os ovos, a uva passa, e as bananas que foram picadas. Misture as farinhas em uma travessa e adicione a mistura feita com as bananas. Dispense em uma assadeira untada e adicione as bananas fatiadas por cima. Coloque para assar em fogo médio por 35 minutos.