Dicas de cuidado e de alimentação para este verão

  • Dicas de como se hidratar neste verão
  • A importância de uma alimentação com betacaroteno
  • Conserve os seus alimentos bem

Com este calor há quem diga até que não sente fome. O que certamente é mais comum em muitas pessoas neste verão é a sensação de cansaço. Sensação de cansaço redobrado devido a energia que o corpo gasta para equilibrar a temperatura com o clima externo. Neste processo além da sensação de cansaço, sentimos muita sede pela perda de líquido através do suor.

Leia mais

A Joelheira Alasca é boa? Descubra aqui

Meios de driblar o sono no meio do expediente

A importância da hidratação neste verão

Alguns alimentos requerem mais trabalho digestivo, (como os alimentos gordurosos) e outros exigem menos trabalho, (como os mais saudáveis). Alimentos estes mais saudáveis que até auxiliam neste processo, como as fibras. Alguns alimentos já possuem o suco natural, que além de refrescar, nos hidrata, como é o caso das frutas.

Não nos hidratamos só através da água que bebemos com mais frequência nesta época, mas através da escolha de alimentos também. Ao trocarmos alimentos gordurosos por alimentos mais saudáveis, certamente já estaremos nos sentindo menos cansados e mais leves. I pois além do corpo se desidratar mais no verão, a digestão é mais lenta também pelo fato do corpo estar trabalhando no equilíbrio da temperatura corporal.

Dicas para você acertar na hora de montar o seu prato

Algumas dicas neste aspecto são trocar a fritura pelo grelhado. Grelhado este que ao invés de ser uma proteína oriunda de carne vermelha pode ser uma branca, como peixes ou frango. Lembrando sempre que a gordura não é só o que é visível aos nossos olhos. Tão como o açúcar também não é visível.

Neste caso, ao invés de escolher refrigerantes, escolha água ou suco naturais. Até mesmo no lugar do suco de fruta, é preferível a fruta pura, pois também possui glicose e no suco tem mais quantidade do que você consumiria só com ela.

Uma informação importante neste ponto, é que apesar do suco industrializado vender a ideia de ser saudável, não fica muito acima do refrigerante, pela quantidade de açúcar e sódio, sal este que também retém líquido e gera mais desidratação no verão.

Vai um açaí aí?

Dificilmente sentimos vontade de nos alimentarmos com alimentos quentes no verão. Neste caso lanches frios, saladas em geral com muita fibra para ajudar ao sistema digestivo a trabalhar melhor, como alface, rúcula e couve, cereais e grãos são excelentes opções.

Além dos alimentos já citados, legumes e verduras em geral também sempre são bem vindos. Como tudo na vida é questão de equilíbrio. Sorvetes e açaí também são muito bem vindos para ajudar na sensação térmica, mas como tudo na vida, sem exagero.

Betacaroteno é importante nesta época do ano

verão

Neste ano, previsto como o mais quente dos últimos anos, não só a sensação térmica atinge a todos, como os perigos do sol também. Outra forma de se proteger neste verão além do protetor solar é por meio da alimentação. Nesta questão o procurado deve ser o betacaroteno.

É ele quem ajuda na produção da melanina e na resistência da nossa pele em contato com o sol. Surpreendentemente atua prevenindo manchas, e dando o tão querido bronzeado por alguns.

Os alimentos ricos em betacaroteno são os laranjas, como a cenoura, a laranja, a manga, a abóbora e o mamão. Alimentos verde escuro mesmo em menor quantidade também o possui betacaroteno, como o brócolis e o couve manteiga.

Conservação alimento neste verão pode ser difícil

Outra questão que certamente é percebida por você é a preservação dos alimentos, com a temperatura alta os alimentos não conservam e estragam muito mais rápido.

Uma solução neste caso é a refrigeração mais rápida dos alimentos, sem deixar o alimento por muito tempo em contato com o calor e a produção de menores quantidades de alimentos em cada refeição.  Isso porque até com a refrigeração o alimento é mais vulnerável quanto a durabilidade.

Evite até mesmo alimentos ainda não preparados fora da geladeira, pois até eles são susceptíveis ao estrago mais rápido. Evite os deixar por muito tempo na bolsa. Pouco tempo neste calor já é suficiente para que estrague e até mesmo coloque a sua saúde em risco por meio do consumo de alimentos estragados.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Dicas de cuidado e de alimentação para este verão

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *