Inositol: a pseudovitamina que pode fazer milagres

  • Inositol: uma importante pseudovitamina
  • Quais as principais funções dessa molécula?
  • Benefícios do seu consumo regular

Com nome pouco conhecido, certamente o inositol faz parte da sua rotina e você não tem se dado conta dos benefícios que ele trás ao seu corpo.

Hoje falaremos um pouco deste composto, quais os benefícios que o seu uso pode trazer para nós e consequentemente se possui efeitos colaterais. Mas antes de começar é importante que expliquemos uma coisa crucial. Algo que deve ter causado dúvida em você logo no início deste post.

Leia mais

Conheça a Joelheira da Alasca

Argila para pele: conheça os benefícios desse poderoso produto

O que são as pseudovitaminas?

As pseudovitaminas seria a melhor definição para o que exatamente vem a ser o inositol.

Pseudovitamina são todas as moléculas que não integram o grupo essencial de vitaminas mas ainda assim tem extrema importância para o funcionamento saudável do nosso corpo.

Embora seja uma chamada pseudovitamina. Esta molécula é habitualmente denominada de vitamina do complexo B.

Para que não hajam dúvidas, o inositol entretanto é um poliálcool cíclico produzido pelo nosso corpo a partir da glicose. Tem funções extremamente importantes em nosso corpo sobre as quais falaremos hoje.

Comumente está presente em nossa alimentação por meio do consumo regular de feijão e arroz, além claro das nozes.

Inositol: o que é e quais as suas funções

inositol

Como comentamos anteriormente o inositol é uma pseudovitamina. Ou seja uma molécula fundamental para o desenvolvimento saudável do nosso corpo. Mas sem integrar desta forma o grupo de vitaminas essenciais.

É um lipídio solúvel em água. Sendo produzido pelo nosso própria corpo através da glicose. Se fossemos definir a sua atuação em nosso corpo certamente seria reguladora.

É a principal molécula responsável pela regulação de insulina na corrente sanguínea e também atua na transmissão nervosa e sobre o hormônio do prazer serotonina.

Uma reconhecida funcionalidade deste composto em nosso organismo é atuar na formação de células saudáveis que como sabemos é imprescindível para uma boa saúde.

Como se esse já não foi uma importante funcionalidade, essa poderosa molécula tem direta atuação sobre a serotonina. Neste caso a sua maior atuação seria na regulação do humor e nos padrões de sono.

Sim, como você deve ter imaginado até aqui, o inositol tem importante atuação sobre o sistema nervoso central.

Uma alta concentração de inositol pode ser encontrado no leite materno, o que apenas reforça que também atua no sistema imunológico. Sendo, desta forma, uma pseudovitamina vital para o bom funcionamento do nosso corpo.

Benefícios do inositol

Saúde dos cabelos: como abrimos este texto, o inositol é conhecidamente uma vitamina do complexo B e assim como elas tem direta ação sobre o nosso cabelo. Desta forma, pode auxiliar tanto em mantê-lo saudável quanto em estimular o seu crescimento.

Reduz o colesterol: o inositol quando consumindo conjuntamente com a colina pode atuar de fato reduzindo o colesterol. Isso acontece porque quando em nosso corpo é capaz de produzir a chamada lecitina. A lecitina por sua vez é responsável pela quebra das gorduras o que diminui a sua presença em veias e artérias.

Atua sobre a prisão de ventre: o composto de inositol pode aliviar os sintomas da prisão de ventre. Isso porque o composto é responsável por estimular o trabalho dos músculos e consequentemente facilitar o processo de evacuação.

Embora não seja nada recomendado a utilização de medicamentos sem prévia recomendação médica, mulheres grávidas podem optar pela adoção de inositol para estimular a contração na hora do nascimento de seu filho. Entretanto, esse uso não deve ser feito sem prévia comunicação e autorização do médico responsável pela gestação.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Inositol: a pseudovitamina que pode fazer milagres

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: