Suplementos alimentares: o que são e para que servem?

  • Suplementos alimentares: para que servem?
  • Tipo de suplementos existentes no mercado
  • Suplementos para você que deseja emagrecer

Falaremos hoje de suplementos alimentares. Como está a sua alimentação diariamente? Quantos % do que você consome vem de latas e embalagens plásticas?

Nossa alimentação está cada vez mais concentrada em produtos industrializados que são extremamente pobres para o nosso organismo. Periodicamente consumindo apenas produtos enlatados e/ou industrializados é normal que desenvolvamos alguma carência nutricional.

Leia mais

Melhor opção para você perder peso

Descubra alimentos que fazem milagres pelo seu cabelo

A carência nutricional nada mais é do que a falta de vitaminas e minerais habitualmente ocasionada pela alimentação inadequada ou nutricionalmente pobre.

Certamente você conhece os suplementos alimentares pelo nome de multivitamínicos. Multivitamínicos são ótimos exemplos de suplementos. Entretanto, os multivitamínicos são suplementos completos de A a Z, ou como costumam brincar algumas propagandas de A a Zinco.

Os multivitamínicos são apenas um exemplo de suplementos alimentares, e neste caso, completo. Mas é possível encontrar inúmeros outros tipos de suplementos para os mais diversos fins.

Alguns apresentam apenas uma substância e é destinado para um fim específico.  No caso de suplementos completos temos os multivitamínicos, no caso dos específicos temos, por exemplo, a Spirulina. A Spirulina é um suplemento alimentar que tem o seu uso destinado aos praticantes de atividades físicas.

Para que servem os suplementos alimentares?

A função do suplemento varia e muito, uma vez que o mercado é extremamente vasto. Como adiantamos existem os multivitamínicos que são suplementos alimentares completos. Suplementos que fornecem ao nosso corpo as doses indicadas de cada uma das vitaminas e minerais que diariamente necessitamos.

Mas existem inúmeros outros tipos de suplementos alimentares. Aqui citamos apenas os mais comuns e utilizados do mercado.

Suplemento termogênico: este tipo de suplemento é muito conhecido porque quem vive tentando emagrecer. Isso porque o suplemento termogênico acelera o seu metabolismo e propicia desta forma uma queima mais acelerada de calorias.

Suplemento hipercalórico: enquanto alguns tentam emagrecer, outros tentam engordar e para isso serve os suplementos hipercalóricos. São os suplementos utilizados quando o objetivo é o ganho de peso.

Suplemento proteico: esse também é um tipo muito comum de suplemento. Indicado principalmente para praticantes de atividades físicas de maneira regular. Isso porque estimula o ganho de massa magra.

Suplemento hormonal: este tipo de suplemento é indicado para quem precisa de reposição ou equilíbrio hormonal. Se você necessitar de suplemento hormonal é fundamental que o médico que o prescreveu faça um periódico acompanhamento para avaliar quando o tratamento deverá ser interrompido.

O uso dos suplementos

Embora existam suplementos totalmente naturais e desta forma mais seguros e indicados para usarmos, somente faça uso de suplementos com expressa recomendação médica. Isso porque mesmo que sejam considerados produtos saudáveis e que fazem bem ao nosso organismo em doses erradas podem ser extremamente prejudiciais.

Veja, utilizando doses erradas destes suplementos além de não proporcionar bem algum ao seu corpo, você poderá prejudicar seriamente a sua saúde. Sem recomendação médica os suplementos podem causar diversos problemas de saúde, desde intoxicação até mesmo o câncer.

Por isso apenas faça uso de suplementos com expressa recomendação. Somente um profissional habilitado poderá determinar qual o suplemento de que você precisa tão como a dose a ser ministrada e o período de tratamento.

Suplementos para emagrecer

suplementos alimentares

Se você deseja emagrecer poderá fazer uso dos suplementos para isso. Como adiantamos no início deste post, os melhores suplementos para quem deseja emagrecer sem dúvida são os termogênicos que aceleram a queima de calorias e a eliminação de gorduras, levando a mais rápida perca de peso. Os melhores exemplos são o Ômega 3 e a L-Carnitina.