Barrinhas de cereal: como acertar na escolha saudável?

  • Barrinhas de cereal são saudáveis?
  • Como escolher?
  • Quais as melhores opções?

Você certamente já deve ter ouvido falar que as barrinhas de cereal são ótimos lanches. Principalmente para quem quer se manter na dieta e perder peso.

Mas também é bem possível que você já tenha ouvido que as barrinhas são o melhor exemplo de alimentos que enganam.

Leia mais

Ainda é possível fazer o saque das contas inativas do FGTS

Atividades para fugir do cansaço mental

Mas será que é possível escolher barrinhas saudáveis? Fugindo das armadilhas das ricas em açúcares?

Algumas barras de cereal são mais propensas a serem consideradas um verdadeiro doce mais fitness do que um lanche saudável para quem está de dieta. Pensando nisso, reunimos dicas para que você não estrague os lanches entre cada uma das refeições com estes alimentos.

Lista de ingredientes

Se você está de dieta certamente já deve ter aderido ao hábito de ler rótulos. A leitura dos rótulos ajuda para que você consiga fazer escolhas mais conscientes e assertivas tanto para quem está de dieta quanto para quem se preocupa com o que está ingerido e a sua saúde no estado macro da coisa.

Ao ler os rótulos repare que os ingredientes que aparecem no início da lista, são aqueles com maior concentração.

Por exemplo, é interessante se atentar para a lista de ingredientes principalmente quanto estiver buscando por produtos integrais. Habitualmente um determinado produto promete ser integral, mas quando olhamos a lista de ingredientes não há farinha de trigo ou cereais integrais, sendo o primeiro ingrediente farinha de trigo enriquecida com ácido fólico.

Por isso atenção com os rótulos, se estiver buscando barrinhas de cereal mais saudáveis o açúcar não deve ser um dos ingredientes que aparece primeiro nessa lista. Aqui vale se atentar que ele, o açúcar, pode receber outros nomes como maltodextrina por exemplo. Xarope de milho e xarope de glicose também são opções.

Atenção as fibras

Se você quer barrinhas saudáveis o ideal é olhar além da lista de ingredientes, a tabela nutricional de cada uma delas. O ideal é que apresentem boas quantidades de fibras e proteínas. Assim podem ser consideradas como um bom lanche uma vez que trará saciedade.

O ideal é que contenham pelo menos de 2,5grs. a 3grs de fibras. Lembre-se, opções com maior quantidade de fibras propiciam mais saciedade.

Opções de barrinhas que podem agradar

barrinhas de cereal

Barrinhas de oleaginosas: As oleaginosas normalmente são vistas com ressalvas pela quantidade de calorias que apresentam. Mas mais uma vez vale lembrar que um alimento não deve ser resumido apenas à quantidade de calorias que apresenta, mas os benefícios que o seu consumo traz.

Embora sejam de fato mais calóricas que outros tipos de barrinhas, as oleaginosas são boas opções porque trazem gorduras boas e mais saciedade para você. Fazendo, desta forma, que você demore mais a sentir fome. Vale à pena investir em barrinhas assim.

Frutas: As barrinhas com frutas costumam ser as preferidas de quem busca opções saudáveis e realmente são. Mas cuidado, as barrinhas com frutas devem conter apenas frutas em sua composição. Não devem conter açúcares e nenhuma de suas variáveis. Ao contrário das oleaginosas são pobres em gorduras e ricas em fibras.

Cereal: Algumas são misturas de vários cereais, mas é preciso atenção. Para serem consideradas boas opções é preciso que sejam cereais integrais e que apresentem boas quantidades de fibras. O ideal é que a barrinha, seja ela do que for, para ser considerada uma boa opção de lanche tenha boas doses de fibras e proteínas.

Proteínas: Dificilmente são encontradas em mercados, mas barrinhas de proteínas são ótimas opções. Embora sejam pobres em fibras, somente as proteínas garantirão a sensação de barriga cheia e saciedade por mais tempo.