Ainda é possível fazer o saque das contas inativas do FGTS

  • FGTS o que é
  • Contas ativas e contas inativas
  • Como fazer o recebimento das contas inativas em 2018

Como forma de injetar dinheiro na economia e minimizar os efeitos da crise econômica, o presidente interino Michel Temer determinou o saque das contas inativas do FGTS. O pagamento foi feito até julho do ano passado Sendo este o prazo normal. Entretanto ainda é possível fazer o recebimento do benefício até dezembro deste ano.

Leia mais

Atividades para fugir do cansaço mental

Dicas para você beber mais água

Para que o trabalhador consiga fazer o recebimento do benefício será necessário comprovar que esteve impossibilitado de fazer a retirada dentro do prazo estipulado pelo Governo.

O FGTS como um direito seu

O FGTS, ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um tipo de proteção ao trabalhador formal com registro em carteira. Funciona basicamente como um fundo atrelado ao contrato de trabalhado. Onde o empregador se compromete a fazer o depósito de 8% do valor recebido pelo trabalhador mensalmente.

Este fundo de posse do trabalhador é dividido de duas formas. As contas inativas e as contas ativas. As contas ativas são aquelas que recebem depósitos mensais por parte do empregador. Depósitos estes que não devem ser descontados do funcionário. E as contas inativas que tiveram os seus depósitos suspensos com a rescisão do contrato de trabalho.

Como forma de injetar dinheiro na economia fragilizada, o presidente Michel Temer determinou o saque das contas inativas. O saque de todos os trabalhadores brasileiros. Empregados que ao se desligarem do antigo trabalho não puderam fazer o recebimento do benefício. Para ter direito ao saque das contas inativas do FGTS o trabalhador precisa ter sido desligado até dezembro de 2015.

Como fazer o recebimento?

fgts

Segundo dados divulgados pela Caixa Econômica Federal com a liberação dos saques das contas inativas do FGTS, a econômica foi reaquecida. Sendo injetado mais de três bilhões de reais. Cerca de 2,3 milhões de brasileiros fizeram o saque na época de liberação.

O saque das contas inativas foi determinado de acordo com o mês de aniversário/nascimento do trabalhador. Trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro fizeram o recebimento em março. Nascidos de março a maio em abril, de junho a agosto em maio, de setembro a novembro em junho. Os trabalhadores nascidos em dezembro receberam em julho.

Contudo, para quem por ventura perdeu o prazo para o recebimento do benefício ainda é possível fazer o recebimento até dezembro deste ano.

Para que o trabalhador tenha acesso ao pagamento do benefício será necessário comprovar que houve real impossibilidade de realizar o saque dentro do prazo normal.

O trabalhador para que possa receber o saldo de suas contas será necessário comprovar que esteve acometido com grave doença ou que esteve fazendo o cumprimento de pena reclusiva durante o período normal para o saque do seu benefício.

Será necessário que o trabalhador se dirija a uma agência da Caixa Econômica. Previamente de posse deste documento comprobatório e de todos os seus documentos pessoais para receber o benefício.

O que fazer com o saldo das contas inativas?

Se você se enquadra e pode receber o seu saldo das contas inativas ainda este ano, a nossa dica é que você use o dinheiro extra para o pagamento de contas em atraso. Quanto estamos com contas em atraso, principalmente faturas do cartão de crédito ou do cheque especial o valor devido sofre com a incidência de juros. Isso pode dificultar ainda mais o pagamento.

Embora seja sempre indicado fazer uma reserva de dinheiro para imprevistos. Quando temos contas em atraso, fazer a quitação da dívida é sempre mais recomendado. Uma vez que nos livra das altas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras. Caso sobre um pouco, o indicado é guardar para as típicas contas de início de ano, IPVA, IPTU, material escolar e correlatos.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Ainda é possível fazer o saque das contas inativas do FGTS”

  1. […] Ainda é possível fazer o saque das contas inativas do FGTS […]

  2. […] Ainda é possível fazer o saque de contas inativas do FGTS; veja como […]