De bem com a vida: Atividades para fugir do cansaço mental

  • O que caracteriza o cansaço mental
  • Desacelerar pode ser uma opção para contorná-lo
  • Invista em atividades prazerosas

Estamos cada vez mais expostos aos nossos aparatos eletrônicos e tecnológicos. Passamos cada vez mais tempo em frente aos nossos smartphones e aos nossos computadores. Com isso o cansaço mental já tem se tornado rotina.

Leia mais

Qual o melhor adoçante?

Descubra como ter foco e se tornar mais produtivo no trabalho?

Podemos sintetizar o cansaço mental com o seguinte exemplo: você está louca procurando algo para fazer, mas sua cabeça parece cansada, exausta, sem força alguma para fazer o que quer que seja. Você está mentalmente cansada, mas não se preocupe.

É possível se recuperar do cansaço mental adotando alguns hábitos simples na sua rotina diária.

Diga adeus ao cansaço mental

cansaço mental

O cansaço mental é habitualmente originado pela grande exposição a qual nos submetemos diariamente. Redes sociais que nos sugam, trabalho que às vezes demanda mais de nós do que podemos humanamente podemos oferecer, dentre inúmeras outras coisas que nos deixam no limite.

Para que você consiga evitar o cansaço mental separamos algumas atividades que nos ajudam a superar o mal do século.

Uma das mais importantes e comprovadas formas de combater o cansaço é desacelerando. Não assuma atividades das quais não poderá dar conta.

Além de deixar até mesmo o seu corpo cansado leva à exaustão mental e ao desgaste. Caso seja ainda algo que não consigamos entregar nos sentimos derrotados e com altos níveis de estresse, o que por si só já é extremamente prejudicial. O estresse e a sensação de perda ou derrota pode nos deixar propensos ao vício.

Quer evitar o cansaço mental? Desacelere. Comece com as pequenas coisas.

Tenha uma lista de atividades “off-line”. Assim você saberá administrar o seu tempo e ficará longe dos smartphones quando precisar.

Contudo, para que a lista de atividades seja a sua aliada é preciso que você se comprometa apenas com atividades que pode humanamente dar conta.

Trabalha o dia todo? Que tal passear com o cachorro no final da tarde ao invés de atualizar as redes sociais? Ou andar de bicicleta?

Passa o dia todo em casa? Programe atividades que te mantenham longe do celular ou do computador. A menos que esteja vendo uma vídeo aula para aprender algo que sempre quis aprender.

A regra aqui é evitar o uso excessivo do celular e o acúmulo de atividades. Por exemplo, faça apenas uma atividade de cada vez e comprometa-se apenas com o que pode dar efetivamente conta.

Tenha uma horta em casa

cansaço mental

Uma horta em casa é um tipo de atividade que demandará de você e que te proporcionará contato com a natureza, com o cheiro de terra. Pode ser ótimo para aliviar as tensões.

Você não precisará de muito para montar a sua horta. Apenas alguns vasinhos, um pouco de terra e pedras para montá-los, assim como a semente para plantar.

Para vasos em hortas domiciliares as melhores opções sobre o que plantar acaba sendo os condimentos. De acordo com o local onde está pensando em montá-la determine melhor o que pode plantar pela incidência de sol.

Aprenda algo novo

cansaço mental

Às vezes é difícil encontrar um atividade que nos prenda mais que o incessante burburinho das redes sociais. A menos claro que nos sintamos desafiados com ela.

Nada melhor do que investir em aprender algo novo. Imagina quanto tempo você gasta com seu smartphone e suas redes sociais. Certamente o tempo parece assustador visto desta forma, não é? Que tal utilizar pelo menos dois terços desse tempo tentando aprender algo novo?

E pode ser qualquer coisa que você já quis dominar ou tem curiosidade.

Lembre-se: você deve sentir prazer com o desafio de aprender o que tenha escolhido. Não pode ser apenas um desafio que vai suga-lo ainda mais.


Publicado

em

por

Comentários

3 respostas para “De bem com a vida: Atividades para fugir do cansaço mental”