Alopecia frontal: Protetor solar ocasiona queda de cabelo?

  • Queda de cabelo: alopecia frontal fibrosante
  • Protetor solar pode ocasionar queda de cabelo?
  • O que fazer?

A queda de cabelo é um problema que pode acabar com a nossa autoestima. Há vários motivos e formas de queda capilar. O que tem se estudado atualmente é se a queda capilar denominada de alopecia frontal fibrosante teria surpreendentemente origem em uma aliado da nossa saúde. Será?

Leia mais

Atividades para fugir do cansaço mental

Ainda é possível fazer o saque das contas inativas; veja como

Sabemos que a queda de cabelo é um problema que não desejamos nem para o nosso maior inimigo. Uma queda repentina e não há produto milagroso que faça os fios pararem na cabeça. Você tenta tratamentos caseiros, de senso comum e nada.

Entretanto você sabia que um produto fundamental para a nossa saúde pode, segundo estudiosos, levar a queda de cabelo?

Como sabemos há vários tipos de queda capilar, ocasionado por n fatores diferentes. Hoje falaremos da alopecia frontal fibrosante. Antes de falarmos sobre as suspeitas do que pode levar a essa forma de queda, entenderemos como ela é caracterizada.

Alopecia Frontal Fibrosante

A alopecia frontal fibrosante é uma tipo de queda capilar que se caracteriza pela queda, como o nome sugere, da região frontal da cabeça. Fazendo com que se crie a impressão de que a testa de quem sofre com o problema aumentou. Isso quando na verdade o que houve foi uma perda capilar na região.

Resumidamente a alopecia é um processo de queda lento. Na maioria dos casos não apresenta nenhum sintoma. De acordo com estudos, apenas 15% dos pacientes que sofrem com alopecia frontal fibrosante apresentam sintomas. O que caracteriza esse tipo de queda como uma patologia sem sintomas.

Consiste em um tipo de queda onde a raiz do cabelo é destruída levando a queda precoce do fio. Não se sabe ao certo qual seriam as causas deste tipo de queda. Contudo tem se estudado que o protetor solar pode ocasioná-la.

Protetor solar e as causas da alopecia frontal

alopecia

A verdade é que não se sabe como a alopecia frontal fibrosante é ocasionada. Quais os fatores que podem desencadeá-la. O que se sabe até então é que é uma doença recente. Descoberta pela primeira vez em 1994 na Austrália e que a maior parte das pessoas diagnosticadas com o problema são mulheres após a menopausa.

Atualmente o que tem se observado também é que jovens tem aparecido com o problema. A relação desse tipo de queda com o uso do protetor solar passou a ser feito após um estudo ser divulgado em 2016.

Segundo os pesquisadores que encabeçaram a pesquisa, na amostra realizada, os pacientes que apresentaram os sintomas de alopecia frontal fibrosante utilizavam mais protetor solar do que os de mais.

O que também reforça essa teoria é a constatação de que em 1994, quando a patologia foi descoberta na Austrália o povo passava a utilizar mais protetor solar.

Na época o governo australiano incentivava que a população utilizasse mais protetor solar para evitar o desenvolvimento do câncer de pele.

Outra constatação que reforça ainda mais a ideia de que esse tipo de queda possa ser ocasionado pelo uso do protetor solar é o fato que que regiões que não recebem a aplicação de nenhum tipo de creme protetor mantiveram-se da intactos

Regiões que normalmente recebem a aplicação de creme protetor (pernas, sobrancelhas, braços e correlatos) apresentam queda acentuada dos fios e pelos. Regiões que não recebem a aplicação de nada (axilas e virilhas) não sofrem com a queda em pacientes com alopecia frontal fibrosante.

O que devo fazer?

alopecia

O protetor solar ainda é a melhor forma de nos protegermos da incidência e dos danos ocasionados pelos raios solares. Desta forma, não devemos suspender o uso por conta das hipóteses levantadas sobre o protetor solar ocasionar queda de cabelo.

Contudo, ao notarmos qualquer queda anormal em nossas madeixas devemos imediatamente procurar por um dermatologista de nossa confiança para identificar e tratar as causas do problema.