Chuva e o cheiro de cachorro molhado: como eliminá-lo

  • Por que o cachorro fica com cheiro desagradável após tomar chuva?
  • Como tratar o problema
  • Como evitar que ele aconteça

Com a mudança repentina de tempo, às vezes ao sair com nosso melhor amigo podemos tomar uma chuva e tanto. Para nós não há muito problema. Afinal quando chegamos em casa, basta trocarmos de roupa após um banho quente. Mas e o nosso pet?

Leia mais

Veja os benefícios do limão para a limpeza da sua casa

4 indícios que mostram que você pode estar com depressão

Quem suporta aquele cheiro de cachorro molhado impregnado pela casa? E o pior de tudo, o cheiro realmente se impregna pela casa. Não há odorizador de ambiente que ajude a eliminar o cheiro. Há como evitar que isso aconteça?

Chuva e o passeio com os nossos pet’s

chuva

Sabemos que certamente não há alegria maior para o nosso melhor amigo do que passear conosco pelo parque, ou mesmo dar uma volta pelo bairro.

Não podemos e nem devemos privá-los desse prazer. Desde que estejam presos na guia e em caso de cachorros bravos com focinheira para evitar transtornos ou danos a terceiros. Normalmente a focinheira é utilizada para cachorros que tenham dificuldade em socializar.

Ok! Sabemos que o cachorro quando toma chuva ou mesmo se molha em situações que não são a do seu banho, mas como evitar que isso aconteça? Ou pensando do princípio, por que isso acontece?

Por que o cachorro cheira mal com a chuva?

chuva

Quando você molha o seu cachorro, seja com água da chuva ou mesmo um banho. Se você não tomar certos cuidados, isso também pode acontecer durante o banho. Ele acabará ficando com um odor insuportável. Isso acontece porque a pele do nosso animalzinho de estimação possui uma camada protetora.

Essa proteção no couro do cachorro é chamada de sebo. Quando molhado esse sebo reage, ou melhor, interage com a água. O que faz com que bactérias presentes no sebo produzam um odor extremamente desagradável.

Como evitar este cheiro em nosso amigo no caso de chuva?

chuva

O primeiro passo que você deve adotar antes de qualquer outro é: ao chegar em casa e o seu cachorro sair correndo por ai, seque-o. Seque-o imediatamente, isso vai conter o cheiro.

Não deixe que fique dentro de casa. Feito isso, agora é hora da parte que nem todo animalzinho gosta. É preciso dar um banho no seu cachorro, desta forma tentando eliminar o cheiro.

Você deve estar pensando que nós acabamos de falar que não importa se a água que entra em contato com o couro é da chuva ou de um banho o mau cheiro irá surgir. Sim, isso é verdade, contudo, para o banho tome alguns cuidados.

O segredo do banho para que o cheire seja eliminado, utilize condicionador e shampoo que estejam de acordo com a raça ou a pelagem do seu animal. Outra dica para que o banho resolva o problema é respingar um pouco de colônia (própria para cachorro) logo após o banho, ela surpreendentemente vai ajudar e muito contra o odor.

Mesmo que você tenha tomado todos estes cuidados, seque o animalzinho depois do banho uma vez que o tempo provavelmente estará chuvoso ainda. O mais indicado para banhos corriqueiros é que o cachorro seque normalmente, mas neste caso ocupe-se de secá-lo manualmente.

Apesar de não deixar que seu pet fique dentro de casa, após um banho de chuva, deixe a casa ventilar, deixa-a aberta para que o ar entre e saia.

O indicado é que você não deixe que o seu cachorro entre dentro de casa após o banho, mesmo aquele planejado que você deu por necessidade. Cachorro dentro de casa só quando bem sequinho.

Capa de chuva para cachorro

chuva

Sim, ela existe. Se você acha que todos estes passos anteriores são muito trabalhosos para às vezes que seu cachorro por ventura vier a se molhar, você pode adquirir uma capa de chuva para ele.Uma capa de chuva para passeios com tempos nublados. Não use essa capa para dias ensolarados.

A capa acompanhada das botas pode ser um pouco incomodas no começo, mas evita essa aventura de lavar o cachorro com cheiro desagradável toda vez após uma chuva.