Ler a noite porque você sente sono lendo e aprenda como resolver isso

  • Ler pode causar sonolência?
  • Por que isso acontece?
  • Como evitar sentir sono enquanto lê

Você já começou a ler um livro e do nada e começou a sentir-se cansado? Com sono? Provavelmente isso já aconteceu mais vezes do que você gostaria. E dependendo do momento, chegou até a atrasar a entrega de trabalhos ou o fim de livros que  tanto queria ler por conta daquele cochilo.

Você sabe por que isso acontece? Ou o melhor, como evitar que isso aconteça?

Leia mais

Se você já alisou o seu cabelo com formol, precisa ler isso

Porque você não deveria mascar chicletes

Imagine a seguinte cena

Você acaba de chegar cansada do trabalho. Faz tudo o que tem para fazer e aproveita que não precisará ir a faculdade ou a escola a noite e resolve adiantar a leitura de alguns livros. Sejam eles de conteúdo obrigatório ou de leitura apreciada. Aqueles livros que você quer ler, como diríamos.

Você lê uma ou duas páginas, às vezes nem isso e já começa a não conseguir absorver as informações. Isso te faz ser obrigado a recomeçar sempre mais uma vez a mesma página.

Isso parece familiar?

Você acredita que ler dá sono? Ou pensa que talvez isso surpreendentemente só aconteça quando falamos de livros chatos?

O primeiro mistério que podemos desvendar é que não! Isso não acontece apenas com a leitura de livros chatos e de leitura obrigatória. Como aquele livro super interessante de ciências, por exemplo, isso pode acontecer até mesmo com o seu livro favorito, não importa.

Por que isso acontece? Por que ler da sono?

ler

Antes de mais nada, saiba, não é o livro nem mesmo o fato de ler que despertam o sono. Se fosse assim ninguém nunca leria.

O sono sentido durante a leitura tem direta relação com o momento em que a leitura é feita. Mas também com substâncias químicas que agente ou interagem em nosso corpo justamente nesses momentos (de leitura e também durante o dia).

Mas fique calmo, nós vamos explicar isso melhor e de forma mais didática.

O primeiro motivo que te faz sentir sono enquanto lê nesse nosso exemplo de leitura após o trabalho tem direta relação com o horário e com um hormônio chamado melatonina.

A melatonina é o hormônio capaz de regular o sono que sentimos. É ele quem nos faz dormir à noite.

A melatonina é produzida mais fortemente ao entardecer com a baixa luminosidade.

Isso explica porque algumas pessoas acabam adotando máscaras para cobrir os olhos para dormir. Bem como evitam aparelhos eletrônicos no cômodo.

É justamente por isso, a melatonina é estimulada quando escurece.

Você não vai ler certamente com a tevê ligada e a luz acessa. No máximo acabará deixando o player em um som que estimule a sua concentração e a luz ambiente, ou usará uma destas pequenas luminárias de leitura.

A sua melatonina tarde da noite já estará a todo o vapor e não será o livro que estimulará o seu sono, mas as condições de luminosidade e o relaxamento mental. Desta forma você pode acabar adormecendo ou sentindo-se fortemente sonolento quando lê a noite.

Uma dica: ler em aparelhos eletrônicos como tablets ou smartphones podem retardar a sensação de cansaço e sonolência por fazer a produção de melatonina cair.

Mas isso pode contribuir para noites de sono ruins, visto que a melatonina produzida será em baixa quantidade.

Além da melatonina há outra substância química que interage no nosso corpo que pode levar a sonolência durante a leitura, é a adenosina.

A adenosina e a leitura

ler

Ao contrário da melatonina que tende a ser produzida no fim do dia dificultando a leitura tarde da noite, a adenosina é produzida ao longo do dia.

Por isso o mesmo livro pode ser tranquilo e de fácil leitura durante a manhã e à tarde, (quando a melatonina ainda não começou a ser produzida) e causar sonolência.

A adenosina é responsável por diminuir a atividade motora, a ansiedade e levar a indução do sono. Atuação semelhante a assim como a melatonina. É por este motivo que dormimos a noite, costumeiramente a noite. A adenosina está se acumulando em nosso corpo durante todo o dia.

Como não dormir enquanto estamos lendo

ler

Bom, se você não ter outro momento em que pode ler e/ou precisa estudar e todo e qualquer momento é pouco, há dicas que podem ser adotadas para afastar o sono.

Uma delas é típica para afastá-lo, contudo, pode afastar literalmente o sono e causar insônia. Sim, estamos falando do café, mas há outros meios que podem ajudar o seu corpo a manter-se ativo durante a leitura mesmo tarde da noite.

Molhe o rosto

Só o simples fato de levantar e molhar o rosto pode ajudá-lo a despertar, dentre outros motivos, isso ocorre pelo choque da temperatura da água com o seu rosto.

Caminhe

Quando você começa a se sentir sonolento a primeira coisa que certamente você quer fazer é deitar e parar a leitura.

Mas se você quer e precisa continuar a estudar levante.

Levante e ande um pouco. Agite o corpo, dê alguns pulos, corra. Assim você ativa novamente o seu corpo. O corpo até então quase inerte.