Vai com calma: limão e alho NÃO vão limpar suas artérias

  • Benefícios do limão;
  • Dieta do limão;
  • Benefícios do alho.

Limão e alho podem salvar as pessoas de um ataque cardíaco.

Leia mais

6 alimentos que você deve evitar para uma noite tranquila

5 benefícios do consumo de valeriana, a planta dos gatos

Quando lemos isso, principalmente se é título de uma notícia, logo pensamos que aumentar o consumo dos dois itens pode ser mesmo nossa tábua de salvação para os temidos infartos, veias entupidas, baixa qualidade de vida e qualquer outra coisa que possa estar associada ao tema da saúde vascular.

Que tanto o limão quanto o alho são coisas gostosas e saudáveis para nós, é até impossível questionar. No entanto, é preciso ter cuidado ao afirmar que isso pode ser remédio ou solução para problemas de saúde, sejam eles da ordem que for.

Não, o limão e o alho não vão baixar seu colesterol. Eles não vão fazer com que suas artérias ou vasos sanguíneos sejam desentupidos. Por mais que sejam muitos os artigos que você já tenha visto nas redes sociais ou em blogs – suspeitos – de notícias, é importante ressaltar que, embora esses dois alimentos façam parte de uma dieta saudável, eles não vão, sozinhos, salvar sua vida.

Sendo assim, ainda que limão e alho – e qualquer outro alimento saudável – deva fazer parte da sua dieta, é importante ressaltar que também não é só a dieta saudável que vai salvar a sua vida e cuidar do seu coração. Isso você pode fazer reunindo hábitos saudáveis a um estilo de vida saudável, incluindo nisso alimentação, exercício físico, lazer e saúde mental, por exemplo.

Limão e alho salvam sua vida: a ciência NÃO diz isso

No Irã, uma equipe médica acompanhou 112 pacientes durante um período de tempo. Eles foram divididos em dois grupos. Enquanto um deles tomava um mix de alho e limão em doses diferentes todos os dias, várias vezes por dia, o outro grupo não fez uso da mistura. Entre aqueles que tomaram o mix, os resultados foram interessantes.

Durante oito semanas de ingestão diária da mistura, o resultado foi observado através de exames de sangue e apontava uma redução significativa tanto de gordura quanto da pressão arterial. Então, será que isso por si só prova que a ingestão diária dos dois alimentos pode salvar nossa saúde cardíaca?

Não. Por duas razões muito específicas: os resultados da pesquisa foram publicados em uma revista “lado b” na comunidade científica. Ou seja: aí já temos um dado de baixa qualidade, visto que ela não foi aceita por outras revistas renomadas por não possuir dados suficientemente relevantes. O outro problema é que o número de voluntários é baixo, bem como a replicação da pesquisa.

Assim, fica difícil creditar algo tão importante – como a nossa saúde – a um estudo de baixa aderência até mesmo em sua comunidade, já que a técnica não foi replicada em outros grupos de pacientes, com outras características, idades e estilos de vida. Se isso fosse feito e os resultados fossem os mesmos, poderíamos mesmo falar: “ok, consumamos alho e limão porque isso é realmente muito eficiente”.

Mas deixamos o melhor para o final: nesse experimento feito no Irã, os voluntários ingeriram uma colher de sopa de limão, o que é, sejamos honestos, uma quantidade bem ok do suco da fruta. Mas no tocante ao alho, a ingestão era de pelo menos 20 gramas todos os dias, o que é quatro ou cinco dentes de alho. Assim fica difícil, né?

Então podemos tirar os dois alimentos da nossa dieta?

Definitivamente, não. Os dois alimentos estão longe de ser ruins para o nosso corpo. Aliás, outros estudos consagrados dizem o completo oposto.

Todo mundo aprendeu na escola que tanto limão quanto a laranja são alimentos ricos em vitamina C e que o consumo regular desse tipo de vitamina faz com que tardemos o envelhecimento do nosso corpo, bem como as doenças que são associadas a ele. Já o alho, tem em si uma substância de nome alicina, que é um potente composto que tem em si a capacidade de baixar a pressão arterial e prevenir câncer.

Juntos, esses dois alimentos podem, além de ser incríveis em algumas receitas, ser amigos do nosso corpo. No entanto, não dá para dizer ou sair espalhando por aí que eles dois vão limpar nossas artérias e muito menos que dá para fiar-nos somente à alimentação e abandonarmos os tratamentos de padrão ouro no tratamento das doenças vasculares.

Assim, ainda que nós realmente acreditemos no poder da comida e em como ela pode alterar completamente e a nossa forma de viver – e isso para o bem e para o mal – é imprescindível que tenhamos sempre um médico de nossa confiança nos auxiliando a melhor viver com o nosso corpo. Afinal, nós só temos um e seria ruim demais se colocássemos ele em jogo só por causa de uma notícia. 😉

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Vai com calma: limão e alho NÃO vão limpar suas artérias

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Uma resposta para “Vai com calma: limão e alho NÃO vão limpar suas artérias”

  1. […] Mito ou verdade: Limão e água limpam as artérias? Descubra aqui […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *