Débito ou crédito: quando escolher cada um deles?

  • Débito x Crédito: qual o melhor?
  • Quando optar pelo pagamento a prazo?
  • Como escolher?

O cartão de crédito é sem dúvida hoje o meio de pagamento favorito de muitos de nós.  Se você não tem um cartão te desafio a nunca ter cogitado a possibilidade de fazê-lo. Com certeza você já pensou ou tentou fazer um.

Leia mais

Como introduzir novos alimentos para o seu bebê

5 alimentos perfeitos para substituir o pão nosso de cada dia

O cartão fez o pagamento em espécie cair no esquecimento. O mais próximo que provavelmente você costuma chegar do pagamento à vista certamente é o débito. Mas será que esse uso e abuso do cartão de crédito é saudável?

Cartão de crédito x cartão de débito

cartão de crédito

Quando você está realizando a compra de bens de maior valor, habitualmente acaba escolhendo o pagamento parcelado.

A compra de bens e serviços com o cartão de crédito representa um poder de compra que de fato não detemos. Ao menos não naquele momento. Por isso optamos por parcelar a compra ou passá-la do crédito (com a modalidade de crédito temos até trinta dias para efetuar o pagamento).

Essa sem dúvida é a principal vantagem do cartão de crédito. Possibilitar que possamos fazer a aquisição de bens de maior valor, sobre os quais não detemos do montante para compra. Mas é justamente na sua principal vantagem que se esconde um sério problema.

O pagamento parcelado é uma grande responsabilidade. Você se compromete a pagar no futuro uma compra feita agora. Caso você, por qualquer imprevisto não possa arcar com os gastos feitos, há a incidência de juros e multas. Além da possibilidade de você ser negativado nos órgãos de proteção do crédito.

Além do possível endividamento, é responsabilidade ainda do uso do cartão de crédito e de sua popularidade e fácil acesso o consumismo.

Com o cartão de crédito não pensamos duas vezes antes de fazer uma compra e muitas vezes podemos acabar adquirindo bens supérfluos. Com o pagamento à vista, em débito ou em espécie, evitamos comprar por impulso uma vez que é preciso ter o dinheiro em caixa e temos com isso consciência da compra feita.

Quando optar pelo pagamento com cartão?

cartão de crédito

Apesar do pagamento a prazo ser visto com um vilão ele não deve ser excluído. Apesar dos órgãos de Defesa do Consumidor recomendarem sempre que você pague a vista, o cartão tem os seus benefícios e por isso não deve deixar a sua carteira.

É como dissemos, justamente por meio do cartão de crédito que conseguimos comprar bens de maior valor. Surpreendentemente é por meio do cartão de crédito que nosso poder de compra é maior e mais expressivo.

Antes de optar pelo pagamento a prazo responda sinceramente estas perguntas:

-Eu realmente preciso deste produto?

Como adiantamos, o cartão de crédito pode favorecer o consumismo. Por isso antes de efetuar qualquer compra, se pergunte se você de fato precisa daquele produto ou está apenas comprando por algum sentimento. Desejo, ansiedade, status, por qual motivo você quer este produto?

-Você terá condições de arcar com as parcelas?

Essa sem dúvida essa é uma das perguntas mais importantes. Você terá recursos para pagar as parcelas feitas? No caso de parcelamentos longos, com mais de duas parcelas, pense em todos os meses sob os quais essa parcela vai se estender.

Sabemos que os juros do cartão são um dos mais altos existentes, é preciso tomar cuidado, Bem como é recomendado não comprometer mais de 30% do orçamento com contas e quando falamos de conta, não estamos falando apenas do cartão de crédito.

– O pagamento à vista não oferece nenhuma vantagem?

O fornecedor não precisará esperar para receber quando realiza o pagamento a vista, nem precisará pagar para adiantar os seus recebimentos, por isso ele certamente estará aberto a negociar com você.

Caso você tenha o dinheiro disponível para compra, mas cogita usar o cartão de crédito avalie as opções que o vendedor oferece para o pagamento à vista. Talvez você consiga bons descontos.