5 benefícios do consumo de valeriana, a planta dos gatos

  • Valeriana: origem
  • Onde encontrar e como consumir
  • Benefícios

Provavelmente você já deve ter ouvido falar daqueles medicamentos que de tão bons recebem o apelido de pílulas da felicidade, não é? Mas será que eles realmente existem?

Hoje falaremos um pouco de um composto natural que poderia receber esse nome, de tal pílula da felicidade. Sendo inclusive atribuído a ele o alivio dos sintomas da depressão. Mas quais são os seus reais benefícios? Ele realmente pode ser chamado de pílula da felicidade.

Leia mais

Conheça as sete parafilias mais bizarras

Óleo de coco: herói ou vilão?

Planta dos gatos: valeriana

valeriana

Provavelmente com esse nome incomum você não a reconheça. Mas estamos falando aqui da valeriana, importante planta medicinal reconhecida pelos benefícios que comprovadamente trás aos seus usuários.

Podendo chegar até um metro de altura, a valeriana, ou planta dos gatos após macerar, triturar e secar pode ser utilizada para inúmeros fins em forma de cápsulas, tinturas e chá.

Aqui por tintura falamos de uma alta concentração da planta picada em álcool que preserva suas características medicinais (sedativo, ansiolítico, calmante, anticonvulsionante e antiespasmódico).

Para consumir a planta dos gatos você pode encontrá-la em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Agora que você já conhece um pouco da valeriana e sabe onde encontrá-la que tal conhecer os seus benefícios?

Antes de adentrarmos nas vantagens que o consumo de valeriana pode trazer a você, aqui estão condicionadas todas as formas de uso e manipulação (a ingestão por meio de chás, cápsulas e o uso do seu extrato).

Sono tranquilo para sempre

valeriana

Você já sentiu que a noite não valeu a pena e você não conseguiu relaxar? Ou melhor, demorou a adormecer e acabou tendo um sono ruim? Nada reparador?

Saiba que surpreendentemente a valeriana pode te ajudar. Isso mesmo, essa planta medicinal dentre outros de seus benefícios ela é capaz de promover o relaxamento e induzir o sono. Isso graças as suas propriedades sedativas.

Desta forma a valeriana é indicada para pessoas que apresentam dificuldades para adormecer ou permanecer dormindo. Assim como para pessoas que apresentam um sono de qualidade ruim ou insatisfatória.

A OMS comprova

Nada melhor do que usar um medicamento que teve seus efeitos comprovados não é mesmo? Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, essa planta pode atuar minimizando os sintomas da ansiedade em pacientes com quadro de ansiedade de leve a moderada.

De acordo com os pesquisadores esse controle dos sintomas estaria atrelado ao incentivo da produção de Gaba (gama aminobutírico) a partir da ingestão deste composto.

O Gaba é um ácido capaz de controlar a agitação celular e consequentemente diminuir os sintomas de ansiedade e estresse evitando a excitação dos neurônios.

Ajuda no processo de emagrecimento

valeriana

Calma, a valeriana não é mais um surpreendentemente emagrecedor no mercado. Desta forma é preciso destacar que não atua sozinho na eliminação daqueles quilinhos.

O que acontece aqui, entretanto, é que a valeriana por conta dos efeitos que causa acaba contribuindo para a perda de peso.

Veja: com o controle da ansiedade você evitará os ataques de gula. Conseguindo mais plenamente seguir um plano alimentar ou uma dieta, até mesmo as mais restritivas.

Vale ressaltar que a ingestão de dessa poderosa plantinha pode diminuir os níveis de estresse. Este níveis que podem acabar nos fazendo consumir refeições extremamente calóricas como forma de compensação.

Pressão arterial

Com o controle da ansiedade e por via de regra dos níveis de estresse é comprovado que o consumido da planta dos gatos pode regular a pressão arterial. Reduzindo consideravelmente as chances de o paciente sofrer de ataque cardíaco ou derrame.

Transtorno Obsessivo Compulsivo

valeriana, toc

O TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, também conhecido como o transtorno das manias de acordo com pesquisas preliminares pode ser mais uma das patologias tratadas com esse composto medicinal.

Com o TOC, o paciente fica preso a uma rotina rígida de hábitos e manias repetitivas. Manias estas que o desgastam totalmente, nesse sentido a valeriana atuaria como um atenuante dos sintomas.

Comentários

Uma resposta para “5 benefícios do consumo de valeriana, a planta dos gatos”