Dicas de como introduzir novos alimentos para o seu bebê

O processo de introdução alimentar do seu filho deve começar muito antes do seu nascimento. De acordo com algumas pesquisas, mamães que mantêm uma alimentação nutricionalmente mais rica e diversificada propiciam uma aproximação mais fácil do bebê com novos sabores.

Sabemos que o primeiro contato do nosso pequeno com os mais diversos alimentos já é feito no útero da mãe. Por isso, a alimentação da futura mãe deve ser nutricionalmente melhor. Melhor do que já possa ter sido em outro momento da sua vida.

Mas claro que a adoção de hábitos saudáveis é indicada a qualquer momento. Trazendo com isso inúmeros benefícios a você.

Leia mais

5 benefícios com consumo de Valeriana

Alimentos perfeitos para substituir o pão nosso de cada dia

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, até os seis meses, a alimentação do bebê deve ser exclusivamente feita com  leite materno. Um fato curioso que pode deixar o seu filho ainda mais aberto a experimentação alimentar futura é que o leite da mãe tem o sabor daquilo que ela está se alimentando. Fazendo desta forma, indiretamente que seu filho tenha contato com novos alimentos.

O início de tudo

A partir do sexto mês o paladar de fato começa a ser formado e a experimentação de novos sabores de modo direto deve ser incentivada.

Mas cuidado, não dê ao seu filho a comida que você está acostumada a comer. Por mais saudável que ela possa ser.

O indicado é que de fato comecemos com as papinhas alimentares. Mesclando entre refeições salgadas e doces, de forma que possam complementar a alimentação feita por meio do leite materno. Esse é o primeiro contato direto que o bebê está tendo com comida, alimento “sólido”.

Prefira fazer as papinhas em casa e extremo cuidado com os temperos que colocar, bem como o excesso de sal. O bebê não deve comer comida sem sal ou sabor. Entretanto, cuidado com os condimentos e o sódio.

O tempero é uma ótima forma de variar o gosto do alimento, mas atenção.

Dê textura

bebê

O bebê passou os últimos seis meses fazendo a ingestão de leite materno, que sabemos ser fundamental e super nutritivo, mas a partir desse momento tente dar um pouco mais de textura para a comida do seu filho.

Na papinha que você começou a fazer tente deixar alguns pedaços para incitar a mastigação. Quão mais o seu filho tentar mastigar usando apenas as gengivas, a sua relação com o nascimento dos dentes será melhor.

Misture alguns alimentos sólidos com a papinhA. Esteja sempre atento ao momento em que o bebê está comendo.

Uma dica dessa introdução de textura que você pode adotar são as frutas, ao invés do suco dê pedaços da fruta, como laranja, melancia, mamão, melão, dentre outros. Cuidado apenas com sementes.

O que eu possa dar para o bebê?

bebê

Não há muitas restrições! Como falamos o cuidado principal que você deve ter aqui é exclusivamente com os temperos e com o sódio. Em relação ao que dar, embora os bebês possam preferir alimentos mais doces a salgados ou amargos tente mesclá-los.

Açúcar não

bebê

Nós quando crescemos nem sempre nos alimentamos com alimentos, apenas produtos. Com o bebê isso não pode acontecer. Priorize alimentos de verdade e mantenha longe de casa alimentos ultra processados e até mesmo industrializados.

É claro que seu filho precisa de açúcares, mas eles devem provir de fontes naturais, como as frutas, por exemplo. Não antecipe o contato do seu filho com doces em geral.

Não faça comparações

bebê

Comparar o que o irmãozinho mais velho está comendo para tentar incentivar o seu filho a comer é um dos erros mais comuns que pais cometem na hora de fazer a introdução alimentar. Cada criança tem o seu tempo e de acordo com o seu tamanho e idade pode comer mais ou menos que outra.

Não compare os seus filhos, nem faça compensações do tipo “se você comer tudo pode comer a sobremesa”. Incentive o seu filho a comer pelo sabor e pela saudável relação com a comida.

Comentários

2 respostas para “Dicas de como introduzir novos alimentos para o seu bebê”

  1. […] Dicas de como introduzir novos alimentos para o seu bebê […]

  2. […] Como introduzir novos alimentos para o seu bebê […]