Como usar o chá de hibisco em benefício da saúde

  • Para que serve chá de hibisco;
  • Como fazer chá de hibisco;
  • Hibisco funciona para emagrecer?

Você já deve ter visto por aí uma boa quantidade de pessoas prometendo emagrecimento rápido através de chás, sucos, sopas, cápsulas, óleos e toda a sorte de produtos que podemos imaginar, mas uma erva mais do que consagrada está há anos provando o quanto pode ser benéfica para auxiliar no emagrecimento.

Leia mais

Seis causas de infecção urinária e como se livrar do problema

Dicas implacáveis pra você parar de fumar

Com um sabor agradável, uma cor incrível, aromas que conquistam até os paladares mais exigentes, o hibisco é uma planta muito versátil: vai bem em chás, em sucos e ainda pode fazer com que possamos experimentar combinações incríveis em que ela dá seu tom até mesmo em bolos.

O que a ciência tem a falar sobre o hibisco?

Quando o hibisco se popularizou como um chá que prometia e muito o emagrecimento saudável, logo grupos de cientistas espalhados em todo o mundo começou a procurar quais eram as razões para que a erva demonstrasse bons resultados quando o assunto era auxiliar no emagrecimento.

Eles descobriram que a planta é muito rica em compostos fenólicos, antocianinas, ácidos orgânicos, vitaminas e minerais, que, juntos, acabam formando um grande escudo protetor das nossas células. Essa série de substâncias faz com que o nosso corpo seja protegido pelo estresse oxidativo das células, o que atrasa nosso envelhecimento.

E além desse grande benefício de atrasar o nosso envelhecimento, o hibisco também apresenta, popularmente, uma outra propriedade: a de nos ajudar no processo da perda do peso. Mas isso, atente, não é o que diz a ciência. Não há qualquer estudo que justifique a crença de que o chá pode ser emagrecedor.

No entanto, saiba: não é porque a ciência nos traz esse dado que a gente deve, simplesmente, descartar o chá de hibisco da nossa dieta. Ele tem zero calorias e ainda é um baita companheiro por conta dos seus polifenóis, que, por derivarem da planta de cor vermelha, acaba sendo um grande amigo na prevenção e combate de inflamações.

E se tem um real benefício do chá que pode ser até associado à parda de peso, mas que, em si, não é efetivamente a perda de peso, é que o chá de hibisco é uma ótima solução para quem sofre com a retenção de líquidos. Por ser muito rica em quercitina, a planta pode ser uma grande amiga para quem busca ajuda nisso.

Para que que chá de hibisco serve?

Para quem busca uma solução maior do que uma ferramenta para perder peso, o hibisco pode ser mesmo uma das melhores que podemos encontrar em qualquer boa loja de produtos naturais, os tradicionais herbários que em qualquer cidade existem.

Como é uma infusão natural, é uma excelente forma de manter a hidratação, variando os sabores da água e dos tradicionais chás que também tem essa funcionalidade, sendo ele excelente para variar infusões para ir tomando durante o dia todo.

E além disso, o chá de hibisco também é um ótimo amigo da sua digestão, já que o sabor avinagrado que ele possui é típico das plantas que fazem com que nosso estômago ganhe uma ajudinha extra para digerir mais rápido e com mais qualidade a comida pesada que acabamos por ingerir.

Outros benefícios possíveis

Controle da pressão

Um dos benefícios que um grupo de cientistas americanos constatou relacionados com o hibisco é a forma com que ele pode auxiliar no controle da pressão arterial e isso já nas seis primeiras semanas de uso do chá.

Previne o inchaço

Como o hibisco tem uma função diurética por conta dos seus flavonóides, a planta atua de forma a diminuir a retenção de líquido do nosso corpo, favorecendo – e muito – a redução e a prevenção do inchaço.

Atua no aumento do colesterol bom

Uma das recomendações que a ciência hoje consegue fazer graças a recentes descobertas, é que o chá de hibisco pode ser um grande amigo de quem busca reduzir os seus níveis de colesterol. Isso porque a planta atua no aumento do colesterol bom enquanto faz com que a queda se dê do colesterol ruim.

Para fazer o melhor chá de hibisco que você já tomou, temos aqui uma receita

Quando você for preparar o seu chá de hibisco, é necessário ficar atento nas quantidades de água e erva para que você tenha uma boa infusão.

Separamos algumas dicas bem legais para que você possa extrair o melhor da planta e aproveitar todos os benefícios dela, que, certamente, irão mudar a sua forma de consumir chás.

  • Para cada litro de água que você for usar, coloque uma colher de sopa do hibisco;
  • Sempre espere a água ferver para aí então colocar a erva;
  • Depois que colocar as ervas, é necessário que você espere por mais cinco minutos antes de tirar tudo do fogo;
  • Antes de consumir, coe e avalie se é realmente necessário adicionar açúcar ou misture com sucos de frutas mais docinhas para aproveitar também a quantidade de calorias do seu chá – que, lembrando, é zero.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Como usar o chá de hibisco em benefício da saúde”

  1. […] Como usar o chá de hibisco e quais os seus benefícios […]