Dicas implacáveis pra você parar de fumar

Fumar já foi considerado por muitos anos um status. Não exatamente status, mas o consumo de cigarros não era tão mal visto como atualmente é.

Muitos começam a fumar para integrar um determinado grupo social, ou para se auto afirmarem em meio aos amigos. Quando se é mais velho, o hábito de fumar muitas vezes começou cedo.

O início vem aos poucos, como uma brincadeira. Um cigarro aqui, outro acolá, tudo como forma de integração visto que o cigarro já teve uma boa imagem socialmente.

Veja quais são os exames essenciais para as futuras mamães

Gosta de Melissa? Veja os lançamentos da marca para arrasar neste inverno

Quando nos damos conta, entretanto, dos seus maléficos que o hábito de fumar causa, a vontade de largar o vício vem quase que instantaneamente. Sabemos dos riscos que o consumo de cigarros pode causar e não há consumo seguro. Nós vamos explicar porque!

O cigarro é responsável por doenças cardiovasculares, câncer de pulmão, enfisema e bronquite crônica. Em cada cigarro há um total de mais de 600 substâncias, 400 já estudadas e consideradas extremamente nocivas à nossa saúde. A nicotina, a mais famosa, causa dependência química e psicológica, o que torna mais difícil que o indivíduo consuma esporadicamente um único cigarro.

O hábito de fumar começa a fazer parte da rotina do fumante e quebrar essas assimilações é difícil. É difícil abandonar os trejeitos de um fumante. Levar o cigarro a boca, expelir a fumaça, balançá-lo para que as cinzas caiam. Tudo isso passa a fazer parte da rotina do fumante e abandonar estes hábitos pode ser difícil e dificultar que se abandone o vício.

Nós do Arteblog reunimos três dicas infalíveis que vão te ajudar nesse primeiro momento. Se você está começando agora a largar o consumo de tabaco e nicotina estas dicas poderão te ajudar e muito a lidar com os picos que o farão pensar em uma tragada.

Quebre a sua rotina

Como falamos muitas vezes o ato de fumar está enraizado na rotina do fumante e ele possui as suas assimilações que levam a acender um cigarrinho. Por exemplo: muitos fumam após o almoço, logo quando acordam. É preciso quebrar esta rotina e estas assimilações. Mude o local da sua refeição, coma fora, coma com amigos. Mude os horários, varie os pratos. Sem exageros, sinta prazer ao comer.

Concentre-se em uma atividade

cigarro

Se todas as tentativas anteriores não surtir efeito, tente concentrar-se em uma atividade quando a vontade de fumar bater forte. Nos primeiros dias é comum que você sinta uma vontade absurda de fumar, mas normalmente ela dura apenas alguns minutos. Você precisa resistir. Quando um pico de ansiedade e vontade de fumar bater, procure uma atividade que distraia e exija concentração.

As melhores atividades para estes momentos são exercícios que mantenham as mãos e a boca ocupadas.

As melhores atividades são: escovar os dentes, beber um copo de água ou chá, mastigar alguma coisa. No caso de mastigar prefira chiclete, não desconte a ansiedade na comida. Isso pode resultar em quilinhos a mais, e no final você culpará largar o cigarro por isso.

Evite locais com fumantes

cigarro

Essa dica pode parecer bobagem, mas no final você verá que acaba ajudando. Da mesma forma que pessoas que estão em dieta devem evitar se expor as tentações. Evite locais com fumantes. Ficar próximo do cigarro, no começo pode ser extremamente difícil. O cheiro pode acabar despertando um pico de ansiedade em você.

Evite também o consumo de bebidas alcoólicas que pode fazer parte do seu quadro de assimilações. Com o tempo espera-se que você consiga conviver com fumantes, mas dê tempo ao tempo.