Por que consumir orgânicos? 5 motivos para colocá-los no seu prato 

  • Alimentos orgânicos x alimentos tradicionais
  • Por que orgânicos são mais caros?
  • Benefícios da alimentação orgânica

Você certamente já deve ter reparado no supermercado dois produtos (frutas, legumes e verduras, carnes e laticínios) iguaizinhos, contudo, um assustadoramente mais caro que o outro.
Pensando sobre você descobriu que o produto mais caro era considerado oriundo de agricultura orgânica. Mas o que vem a ser isso? E levando em consideração o preço elevado, quais são os benefícios do seu consumo?

Nós resolvemos fazer um apanhado explicando o que vem a ser os alimentos orgânicos e quais são os benefícios do seu consumo, tentando resolver de uma vez a questão se vale ou não a pena investir nestes alimentos.

Leia mais

Donas de casa podem se apostar; veja como

Doenças que você pode desenvolver pelo uso excessivo do celular

O que vem a ser alimentos orgânicos?

Há quem acredite que os alimentos orgânicos são apenas resultados do não uso dos agrotóxicos. Bom, essa é a premissa básica, mas os alimentos orgânicos vão muito além disso. Os alimentos orgânicos direta ou indiretamente não causam impactos no solo, o que é resultado do não uso de agrotóxicos que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos.

Justamente por não fazer uso de insumos químicos que são excessivamente prejudiciais.
Apesar do custo ser mais elevado por inúmeros fatores que adentraremos mais abaixo, o consumo, o interesse e o debate sobre alimentação orgânica tem progressivamente crescido.

Os custos

orgânicos
Os alimentos oriundos de cultivo orgânico tem um preço final mais elevado que os produtos considerados tradicionais por conta justamente do não uso de agrotóxicos, o que faz com que a produção seja menor (o que otimiza o controle da lavoura). As perdas por pragas também podem ocorrer, o que diminui ainda mais a produção e encarece o produto final.

Mesmo com os preços altos, os alimentos orgânicos tem figurado na mesa de muita gente. Outros já pensaram em comprar mas ficaram em dúvidas sobre os seus benefícios. Nós reunimos aqui os principais benefícios do consumo de orgânicos.

Melhora na qualidade de vida

A produção orgânica mesmo sendo conhecida pelo não uso dos agrotóxicos na lavoura, vai muito além disso. Diz respeito a toda a produção, desde o momento de colocada a semente na terra, até a compra pelo consumidor final. É uma preocupação em não causar danos ou impactos ao meio ambiente e ao consumidor.

Por não ser exposto ao agrotóxicos, insumos químicos e artificiais, como fungicidas e adubos não naturais, alimentos orgânicos são mais saudáveis, o que garantem melhor qualidade de vida.

Alto valor nutricional

orgânicos

Novamente, justamente por não se exposto a insumos químicos, (os alimentos orgânicos são produzidos em solos balanceados e com o uso de adubos naturais e compostagem) mantendo assim todo o seu percentual nutritivo. Isso está diretamente relacionado ao primeiro benefício que citamos.

Redução do aparecimento de doenças

alimentos orgânicos
Sabemos que muitos dos problemas de saúde desenvolvidos atualmente são oriundos da ingestão de substâncias químicas. O uso de agrotóxicos deixa resíduos nos alimentos que depois acabamos consumindo. Os alimentos tradicionais podem ser considerados responsáveis por problemas respiratórios, alérgicos, hormonais e até pelo aparecimento de Câncer.

Aromáticos e saborosos

alimentos orgânicos

Como colocamos acima, o uso de agrotóxicos deixa resíduos nos alimentos. Veja, se você consumir ou preparar um alimento tradicional e um orgânico verá que a versão orgânica do mesmo alimento é mais aromática e saborosa do que o tradicional.

Não aos geneticamente modificados

alimentos orgânicos

Não são muito falado nem os benefícios, nem tão pouco ou malefícios dos alimentos geneticamente modificados. Há quem se posicione contra declaradamente. A agricultura orgânica não produz alimentos geneticamente modificados uma vez que eles vem a provocar desequilíbrios no ecossistema.

Comentários

Uma resposta para “Por que consumir orgânicos? 5 motivos para colocá-los no seu prato ”

  1. […] Por que consumir orgânicos? 5 motivos para colocá-los no seu prato […]