5 plantas que podem te curar: saiba como usar cada uma

  • Como usar plantas para tratar a saúde;
  • Como cuidar da saúde usando plantas;
  • Plantas medicinais.

As plantas são as primeiras formas de medicamentos que a humanidade conheceu. Muitas delas, ainda hoje, são utilizadas como alternativas para os fármacos, sendo que muitos deles também utilizam compostos herbais em suas composições.

Veja mais

5 frutas amigas da sua dieta! Elas reinam no quesito saciedade

A alimentação que causa cansaço: entenda

Plantas que curam: como usar

É preciso sempre ressaltar que, como qualquer tratamento médico, utilizar plantas para cuidar da saúde não é tão simples como parece ser. Muitas delas podem ser tóxicas, até porque a própria planta precisa produzir esses recursos para que possa sobreviver a ataques externos.

Assim, como muitos desses recursos podem ser benéficos para a saúde, outros podem ser absolutamente prejudiciais e causar danos muito sérios para a saúde de quem os consumir.

Verifique agora uma lista de plantas que podem ser benéficas para a sua saúde, mas entenda: a consulta com um médico especialista é sempre imprescindível e esses tratamentos são apenas complementares.

1 – Agrião

É um excelente anti-inflamatório para as suas vias respiratórias, que trata muito bem de alergias, bronquites, casos de asma e por aí vai.

E sabe para o que ele manda muito bem também? Parar de fumar. A nicotina, embora seja muito, muito prejudicial, tem seus efeitos minimizados com a ação do agrião.

É também um excelente diurético, que pode ser muito útil para tratar casos de retenção de líquidos e ainda até a pressão alta. Além disso, é ótimo para tratar afta, gengivite e até mesmo acne.

O agrião também é incrível quando o caso é de gripe forte. Só por comê-lo, já começamos a fazer a expectoração, conseguindo afastar rapidinho os sintomas da gripe.

Para usar, é fácil: uma colher de sopa de folhas secas de agrião para uma xícara de água fervente já dá fácil conta do recado.

2 – Alfazema

A lavanda – alfazema – é um ótimo recurso para tratar vários tipos de males, que vão desde a insônia até mesmo a falta de apetite. Ela também consegue lidar muito bem com problemas de infecção urinária, que são muito recorrentes nas mulheres.

Seu perfume incrível também funciona como um calmante, sendo utilizado na aromacologia com essa função, então vale muito a pena queimar incensos, fazer infusões ou até espalhar raminhos pela casa, deixando tudo perfumado constantemente.

Ela pode ser usada para tratar problemas como conjuntivite, acne e até mesmo para tratar resfriados, já que funciona bem como expectorante.

3 – Alcaçuz

É uma absolutamente doce, que é muito usada até mesmo na confeitaria. Ela é muito mais doce do que a cana de açúcar e pode ser muito útil para tratar irritações da garganta e até mesmo úlceras no estômago e esôfago.

Ele também é sensacional quando o assunto são problemas do pulmão. Qualquer tossezinha não é páreo para o alcaçuz, que trabalha muito bem como anti-séptico, anti-inflamatório e até mesmo quando são casos mais alérgicos, como bronquite, asma e até mesmo para artrite.

Para usar, bastam três gramas de alcaçuz em pedacinhos bem pequenos para fazer uma xícara de chá de alcaçuz. No entanto, é importante lembrar que ela não pode ferver, porque pode perder suas propriedades medicinais. Se você tomar duas vezes por dia, sempre antes de comer, os efeitos serão impressionantes.

4 – Alecrim

O alecrim é uma das ervas para toda hora: serve para cosméticos, incensos e ainda é ótimo para fabricarmos compostos com óleos essenciais. É também muito bom para fazer compressas quando estamos com hematomas ou mesmo com contusões musculares.

Outra função excelente do alecrim é que ele combate doenças reumáticas, doenças articulares e outras afecções dos ossos, como as dores causadas pelo reumatismo, tendinites e até mesmo LER.

Se o assunto é enxaqueca, é bem interessante a função do alecrim. Basta um galhinho perto do travesseiro para que os compostos sejam liberados suavemente para aliviar as dores de cabeça.

E essa é uma boa notícia também para quem tem dificuldade com a memória. Além dos exercícios mentais, é bem importante o uso do óleo essencial de alecrim, tanto para inalar quanto para beber. E essa recomendação se aplica também para quem tem baixa imunidade.

Para peles sensíveis, o alecrim também é um ótimo remédio natural. Uma gotinha já é suficiente para espalhar bem pela pele, para hidratar e espantar as irritações causadas, por exemplo, pelo frio.

5 – Alho

Para problemas com colesterol e para quem está com aquela gripe chata, nada melhor do que um belo chá de alho. Ele pode ser eficaz como antisséptico, expectorante e ainda aumenta a imunidade de quem está com dificuldades para se manter longe das infecções.

Para quem é vegetariano, pode também apostar no alho para repôr as vitaminas do complexo B, sendo a B12 uma das principais dele.

Você pode comer alho junto com a comida ou mesmo apostar em chás. Quando consumido cru, até como anticancerígeno ele atua e muito bem.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4.75
Total de Votos: 4

5 plantas que podem te curar: saiba como usar cada uma

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Uma resposta para “5 plantas que podem te curar: saiba como usar cada uma”

  1. […] 5 plantas que podem te curar: saiba como usar cada uma […]