9 hortas para quem não tem nada de espaço

As hortas são uma dessas coisas que a gente adora ver, mas sempre acha complicado demais de fazer.

Veja Quais São Os Alimentos Ricos Em Fibras

Quebrou alguma coisa? Veja como salvar a sua casa usando esmaltes

E nem sempre as soluções para ter uma boa hora são fáceis de executar, principalmente quando falta espaço na nossa casa, já que, no mínimo, ela requer um lugar em que haja alguma incidência solar em algum momento do dia, bem como facilidades para regar sem sujar toda a casa.

Ali você pode cultivar frutas, legumes, bons temperos e verduras, fornecendo uma alimentação de qualidade e saborosa para a sua família, o que vai deixar todo mundo mais saudável e, certamente, mais feliz.

Então, se o assunto é comer bem, vale muito a pena criar uma hortinha na sua casa para poder chamar de sua, qualquer que seja o seu espaço 🙂

Hortas para quem não tem espaço em casa

As hortinhas podem ser feitas com vários tipos de materiais, desde as caixas de madeira usadas para transportar legumes na feira até mesmo os pallets que são usados para cargas maiores, bastando, apenas, uma boa dose de criatividade.

Basta que você consiga acoplar algumas caixas de madeira e suportes para poder colocar a terra para poder criar a sua horta, que pode ser usada para plantar seus temperos, suas verduras favoritas e também alguns legumes.

Horta usando pallets

Os clássicos pallets são usados para criar móveis, para criar vários tipos de artesanato e também uma boa hortinha para sua família viver de forma mais saudável.

Basta que você coloque estruturas de madeira firmes o suficiente para que você consiga enchê-las de terra sem comprometer a estrutura do pallet. Depois, plante seus temperos, dando preferência para aqueles com raízes menos profundas, já que o espaço para elas se desenvolverem será mais limitado.

Horta usando calhas plásticas

As calhas podem salvar facilmente a estrutura de um telhado e ainda ser muito úteis quando o assunto é cuidar das suas plantinhas.

Plantando-as nas calhas plasticas, você consegue também fazer facilmente um bom sistema de drenagem, bastando fazer alguns furos no fundo da calha para que a água da rega esgote sem comprometer a qualidade dos seus temperos.

Para escolher qual é o tipo ideal de mudinha para plantar ali, verifique o tamanho das raízes daquela que você escolheu. Assim você irá garantir que elas se desenvolvam com qualidade.

Nas caixas de verdura da feira

As caixinhas de verdura que você encontra em qualquer tipo de feira são muito úteis para plantar as mudas de verduras, legumes e temperos que você mais gosta.

Você pode escolher algumas caixas e setorizar tudo aquilo que você deseja plantar, seja verdura, seja tempero, sejam legumes. Agora é só escolher o tipo de terra que você deseja, bem como o tipo de insumo apropriado para cada tipo de planta.

Frutas para se ter dentro de casa

Se você adora frutas, você pode fazer um pomar dentro da sua própria casa.

É interessante que as plantas acabam se comportando de forma sensacional quando estão plantadas dentro de vasos e acabam regulando seu próprio crescimento. Assim, que tal apostar em alguns bons vasos para você poder plantar suas frutas favoritas?

Aposte em um jardim aquático se você adora plantas

Se você tiver um espaço qualquer em casa, que tal criar uma fonte para manter um jardim aquático por ali?

Bastam algumas mudas de plantas aquáticas – onde as vitórias-régias tem um espaço mais do que especial – para você ter em seu lar um ambiente sensacional.

Horta suspensa

Algumas ripas de madeira perfuradas, mudas e uma boa quantidade de terra podem fazer com que você tenha sempre à sua mão algumas boas verduras para ter sempre à sua mesa uma refeição fresca e super saudável.

Aposte numa horta vertical e resolva de vez o problema do espaço, ao mesmo tempo que reduz consideravelmente a sua frequência de idas à feira.

Horta na sapateira

Até mesmo aquela velha sapateira que teve seu uso abandonado há muito tempo pode servir como um suporte sensacional para você criar a sua horta suspensa.

Basta colocá-la na parede usando os seus próprios ganchos de suporte e ter ali um espaço incrível para plantar as suas verdurinhas e seus temperos favoritos. Depois é só manter tudo por perto para colher e para ter uma alimentação mais do que deliciosa.

Horta de temperos em frascos

Quer ter uma horta dentro de casa para ter sempre os seus temperos à mão na hora de cozinhar?

Instale alguns pedaços de madeira na parede e prenda frascos de compota, cada um com cintas de metal para manter tudo bem sustentado na parede. Depois é só preencher com terra e plantar seus temperos favoritos.

Horta em grandes vasos

Quer ter uma horta mais do que maravilhosa?

Suas abóboras e melancias, se plantadas em grandes vasos instalados na frente de uma grade, podem trepar por ali e acabar crescendo de forma ainda mais saudável.

 


Publicado

em

por