Vinagre pode salvar a limpeza da sua casa

Vinagre não é mais só um tempero para uma saladinha refrescante na hora do almoço e pode facilitar sua vida!

Conheça 10 usos incríveis para o vinagre que você nem fazia ideia

Veja Quais São Os 6 Problemas Da Sua Casa Que Você Pode Resolver Usando Vinagre

Depois que o mundo descobriu as propriedades desinfetantes que um simples vinagre de álcool pode ter, ficou bem difícil apostar de novo nos produtos caros de limpeza que qualquer prateleira de mercado costuma oferecer, quase sempre por valores pouco condizentes com a realidade econômica de muitas famílias pelo nosso país.

O vinagre como produto de limpeza

Com a crise econômica muita gente começou a olhar de novo para as receitas caseiras que costumam ser muito eficientes mesmo para a limpeza da casa, priorizando de novo usar aquilo que nossas avós usavam desde sempre e que há muito tempo são efetivas para deixar tudo brilhando, higienizado e ainda com um cheiro suave pela casa.

Só que nessa de resgatar esses hábitos tão eficazes e antigos, muitas pessoas também começaram a notar que são pouco tolerantes ao cheiro forte do vinagre, acabando por deixar de usar rapidamente essa ótima ferramenta de limpeza doméstica.

Mas calma: ainda há salvação para a sua casa e para o seu bolso, porque com um pouco de criatividade e uma boa dose de tempo e paciência, conseguimos facilmente transformar esse tempero em um ótimo produto de limpeza com um cheiro pra lá de cativante.

Como podemos usar o vinagre para limpar a casa

Para uma melhor saúde respiratória

Sabemos que acabar com fungos, ácaros e bactérias presentes nos colchões, travesseiros e tapetes, bem como em qualquer tipo de estofado é quase que impossível, mas podemos reduzir drasticamente a atuação e proliferação dos inimigos número um do nosso sistema respiratório com o vinagre.

Com apenas 200 ml de vinagre e três litros de água podemos preparar uma eficaz solução acaricida para aplicar duas vezes por ano em todos os travesseiros, colchão e sofá que temos em casa. Isso faz com que esses microrganismos morram rapidinho, melhorando consideravelmente nossa qualidade de vida.

Para acabar com o mau cheiro dos tapetes

Basta que o inverno se aproxime para que a umidade dos carpetes e a casa constantemente fechada por conta do frio sejam a combinação perfeita para que os tapetes comecem a cheirar mal.

Para acabar de vez com isso, prepare uma solução de um litro de água para três colheres de sopa de vinagre e aplique a mistura semanalmente em todos os carpetes e tapetes da sua casa.

Tal como a solução para limpar colchões, travesseiros e sofás, essa vai fazer com que os microrganismos responsáveis pelo mau cheiro sejam rapidamente exterminados, melhorando consideravelmente o seu bem estar e conforto dentro de casa.

Para ter roupas sempre brancas

Ou roupas sempre coloridas, nada de ficar investindo horrores em produtos que prometem fazer isso por seus tecidos, mas que, na realidade, são muito pouco efetivos.

Para ter cores realmente marcantes para sempre nas suas roupas, quando for lavá-las misture sempre um copo de vinagre branco em suas lavagens na máquina, junto do seu sabão em pó preferido.

Pode parecer incrível, mas já na primeira utilização o resultado já se faz perceber: roupas mais brancas e muito menos amareladas. Essa receitinha já se faz conhecida por todos os profissionais que fazem dessa cor a cor do seu uniforme e pode estar aí também em sua casa.

Quer resultados ainda mais efetivos? Acrescente também cubos de gelo e um bom punhado de bicarbonato de sódio na máquina de lavar para ter um branco ainda mais impactante em suas roupas!

Infusão com vinagre pode ser a alternativa para um melhor cheiro

Se você, assim como todo mundo, adora ter a casa sempre limpa e sempre perfumada, aposte em uma infusão incrível para transformar o cheiro do vinagre em um ótimo infusor para a sua casa ficar, além de limpa, sempre muito cheirosa, com um cheiro fresco e suave, que vai te lembrar uma bela tarde de verão.

Você vai precisar de:

  • 4 copos de água
  • 2 copos de vinagre
  • As cascas de 2 limões
  • Alguns ramos de tomilho fresco
  • 1 colher de chá de algum sabão feito à base de óleo
  • 35 gotas de óleo essencial de limão

Para fazer a sua infusão para limpeza da casa:

  1. Descasque os limões e junto com o tomilho fresco, coloque em um pote de vidro com tampa.
  2. Acrescente o vinagre e misture tudo muito bem, tampando o frasco e chacoalhando até que o tomilho comece a soltar sua cor.
  3. Em um local escuro, deixe que descanse por duas semanas.
  4. Coe tudo muito bem, passando o líquido todo por uma peneira fina ou saco coador.
  5. Agora é só misturar a infusão com o sabão líquido, o óleo essencial e com a água e colocar em um frasco com borrifador para usar.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Vinagre pode salvar a limpeza da sua casa”

  1. […] Leia também | Vinagre pode salvar a limpeza da sua casa […]

  2. […] Vinagre pode salvar a limpeza da sua casa […]