Veja Quais São As 8 Dicas De Decoração Essenciais Para Controlar A Ansiedade

A ansiedade é um transtorno comum e o tratamento se estende para todos os campos da sua vida, inclusive em sua casa.

10 Formas De Organizar Rapidamente A Pia Da Sua Casa

Quer Organizar Sua Casa? Siga Essas 10 Dicas De Organizadores Profissionais

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil é o país que apresenta a maior taxa de pessoas diagnosticadas com transtorno de ansiedade no mundo todo.

Hoje já são cerca de 18 milhões de pessoas em nosso país que apresentam os sintomas do transtorno, o que corresponde a quase 10% da nossa população brasileira.

O mais alarmante é que, por mais que seja um problema comum dos nossos tempos, nem todas as pessoas buscam tratamento médico ou mesmo identificam o transtorno como um problema de saúde que pode ser tratado.

E por mais complicado que seja dar os primeiros passos em busca do conforto e bem-estar mental, essa é uma jornada que todos podem iniciar até mesmo dentro de sua casa.

E é nisso que hoje nós focamos aqui no Arte Blog: se a nossa casa é o lugar mais importante do mundo, que tal começarmos por ela a construção de um ambiente mais saudável e onde a ansiedade não chegue nunca muito perto?

Espaços bem apertos, iluminados e arejados são armas contra a ansiedade

Lugares que são muito apertados podem gerar sintomas de claustrofobia e ainda podem também criar grande desconforto em pessoas  que já sofrem de ansiedade.

Então para você minimizar qualquer possibilidade de se sentir assim dentro de sua casa, evite que objetos, móveis e espaços de grande volume de coisas seja criado.

Outra dica bem importante para ajudar a criar essa sensação de espaço é deixar espaços vazios entre objetos e móveis, o que acaba “dilatando” o espaço disponível no ambiente.

Aromatizadores de ambientes também podem te ajudar

Essências relaxantes podem muito benéficas na hora de pensar em um aromatizante que seja também tranquilizante.

Invista em cheiros como de rosas, lavanda, alecrim ou hortelã se quiser uma casa mais perfumada e um ambiente que também promova a sensação de relaxamento e conforto.

Tenha vasos de flores pela casa

As flores são singelos convites a contemplação e ainda geram sempre a ideia de compromisso com o cuidado que se deve prestar a cada uma.

Assim, ter uma flor viva dentro de casa ou mesmo uma plantinha da qual você goste muito, pode ser um meio de alcançar um pouco mais de conforto e bem-estar, uma vez que dá ao ambiente um tom mais agradável e até mesmo acolhedor.

A sua cama precisa ser confortável

Preste atenção aos detalhes: sua cama está limpa? Seus lençóis foram trocados e estão esticados e tem o tamanho apropriado ao tamanho do seu colchão?

Sua cama, quando você deita nela, é confortável, acolhedora, aconchegante?

Quando você tenta relaxar, consegue?

Prestar atenção a esses detalhes pode ser uma grande ferramenta para fazer das suas noites um momento de verdadeiro descanso, não um momento de mais angústia.

Invista em cortinas que realmente bloqueiem a luz

Isso parece ser coisa que tem mais a ver com questão estética do que com saúde, mas você precisa mesmo garantir que pelo menos no seu quarto a luz fique longe.

Se você vive em um ambiente muito iluminado, precisa garantir que à medida que o dia passe a luz vá diminuindo conforme a luz solar também diminui.

Em seu quarto, portanto, invista em cortinas blackout, que realmente possam bloquear a luz ao fim do dia para ter uma noite de mais descanso e mais confortável para o seu sono.

Sua casa merece cores mais tranquilas

Por mais legal que seja ter uma parede de uma cor vermelha e intensa, essas cores podem não ser legais para ter em casa caso você tenha algum transtorno de ansiedade.

Elas podem criar sensações muito estimulantes, que acabam por impedir que você relaxe e aproveite seu lar para descansar.

Assim, quando for pintar ou reformar, invista mesmo em cores que inspirem tranquilidade, formando uma paleta que misture tons leves e suaves.

Nós merecemos sempre um banho bem gostoso

É como tomar um banho de mar em um dia de verão: investir em sais de banho pode ser uma forma bem agradável de fazer com que o estresse e o mal estar escorram pelo ralo juntamente com a água.

E a parte mais legal é que você não depende de uma banheira para um ritual de relaxamento durante o banho, já que os sais podem até mesmo ser usados como esfoliante de banho.

E o melhor: eles podem ter os cheiros que você quiser.

Cuide dos objetos que você mantém dentro da sua casa

Aquele cartão postal que você ganhou de uma pessoa querida, mas que hoje já não está presente na sua vida pode ser um gatilho para uma crise de ansiedade.

Da mesma forma, um vaso de flor, porta-retrato ou um livro podem ter papéis similares. Observe as coisas que você tem e pergunte-se se eles realmente são coisas que despertam boas sensações ou trazem boas lembranças antes de decidir mantê-los 🙂


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Veja Quais São As 8 Dicas De Decoração Essenciais Para Controlar A Ansiedade”

  1. […] Veja Quais São As 8 Dicas De Decoração Essenciais Para Controlar A Ansiedade […]